Incidente

Tremor de terra é registrado na madrugada desta terça-feira no Grande Recife

Na semana em que a tensão provocou medo com um possível tsunami no Recife, algo que não tem aconteceu. Mas, a terra tremeu na madrugada desta terça-feira, 21 de setembro, no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco.

De acordo com as estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, o tremor de magnitude 1.7m na escala Richter foi sentido por volta da 0h27 (hora local). Apesar disto, até o momento, não há informações de que o abalo de terra tenha sido sentido por moradores da localidade.

O Laboratório Sismológico ainda informou que o último evento registrado no Estado havia ocorrido no dia 12 de setembro, no município de Agrestina, no Agreste, às 5h02 do horário local, de magnitude preliminar 1.8 mR.

Ver mais:

>> Erupção de vulcão nas Ilhas Canárias pode gerar tsunami em Pernambuco, diz especialistas; veja simulação

>> Vídeo: vulcão que pode causar tsunami em Pernambuco entra em erupção; saiba chances de onda gigante no litoral do Nordeste

Escala Richter

A Escala Richter é um sistema de medição criado para qualificar e comparar a intensidade dos terremotos conforme a manifestação em superfície terrestre. A métrica possui este nome em homenagem a seu desenvolvedor: Charles Richter. A magnitude dos abalos sísmicos é medida de 1 a 10, sendo os a partir de 6 considerados bastante graves.

Os tremores registrados na Região Metropolitana do Recife (RMR) são considerados de baixa magnitude por se manterem entre 1 e 3 de magnitude. Em sua maioria, só são sentidos por aparelhos específicos, como os sismógrafos.