Procedimento

Procon-PE flagra mercados que vendiam mortadela, linguiça e cerveja com prazo de validade vencido no Recife

Procon-PE flagra mercados que vendiam mortadela, linguiça e cerveja com prazo de validade vencido no Recife

Equipes de fiscalização do Procon Pernambuco estiveram em estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR) na segunda-feira, 20 de setembro, equipes de fiscalização do Procon Pernambuco estiveram em estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR), para realizar vistorias sobre o cumprimento das medidas de proteção contra a Covid-19 e medidas sanitárias de bem-estar aos consumidores. Três mercados foram autuados por venda irregular de alimentos.

Em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, os Supermercados Sacolão Deus é Fiel e o Belo Dia, receberam auto de constatação por estarem com alguns produtos vencidos à venda, entre eles cervejas e frios como presuntos e mortadela. Os dois estabelecimentos responderão administrativamente ao Procon-PE.

Leia mais:
>>> Procon Cabo inicia negociação de dívidas de clientes de baixa renda da Celpe; saiba como fazer

Ainda na Zona Norte, o Bompreço da Avenida Rosa e Silva também foi autuado pelos fiscais do órgão. No local, havia linguiça toscana sendo vendida sem a informação de data de fabricação e validade exposta ao cliente, que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não é permitido.

“É preciso estarmos atentos. Os consumidores não devem apenas verificar os preços, é preciso verificar a validade, as condições de consumo dos produtos e, principalmente, a maneira como eles estão sendo expostos à venda”, alerta o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

O Procon Pernambuco ressalta que todos os produtos encontrados com vencimentos nos estabelecimentos foram descartados no ato da fiscalização.

Negociação de dívidas no Cabo de Santo Agostinho

O Procon Cabo firmou parceria com a Celpe  para negociar as dívidas das pessoas de baixa renda. A campanha Negociação de Baixa Renda da Celpe oferece parcelamento de até 18 meses nas mensalidades em atraso, com isenção de juros, de multa, correção monetária e com entrada mínima de 6% do valor devido. Com uma conta em atraso, já é possível aderir ao parcelamento. 

A campanha chega num momento crítico. Este ano, o pernambucano já arcou com uma inflação de mais de 12% na conta de energia residencial, um custo que compromete quase 5% do orçamento das famílias, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse peso pode ser ainda maior nas despesas das famílias mais pobres, que vêm aumentando o seu nível de inadimplência junto à Celpe.

Da redação do Portal com informações do Procon-Pe