Mobilidade

Prefeitura do Recife inicia ações do Dia Mundial Sem Carro com ações nas ciclofaixas em Santo Amaro

A Prefeitura do Recife promoverá uma série de ações no Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, para fomentar a mobilidade ativa e garantir mais segurança viária. As atividades terão início na noite da terça-feira (21), com a implantação da Segunda Etapa da Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, além de uma requalificação do trecho da Rua Treze de Maio, que se tornará bidirecional. Será implantada, também, uma área de trânsito calmo com uso de urbanismo tático para reduzir o índice de sinistros de trânsito no local. Durante toda a quarta-feira (22), artistas educadores da Trupe da CTTU farão ações educativas para chamar pessoas dos veículos motorizados a fazer o seu trajeto de bicicleta. A programação faz parte da Semana de Mobilidade do Recife, com atividades entre 20 e 24 de setembro.

Para comemorar os novos trechos, a parceria com a empresa Tembici, responsável pelo BikePE, também irá disponibilizar 500 vouchers para retirada gratuita das bikes do projeto a partir de 22/9, como forma de incentivar a mobilidade ativa por bicicleta e a descarbonização da cidade. A promoção é válida para novos usuários e tem validade até 24/09. Os novos usuários poderão utilizar o código PEDALAPE para adquirir os planos mensais.

“Desde 2014, o Bike PE vem trazendo diversos ganhos para a mobilidade urbana da região.  Somente no primeiro semestre deste ano, o projeto contribuiu com a economia de mais de 150 toneladas de CO2, equivalente ao plantio de mais de 1.100 árvores e no último domingo, registramos um recorde histórico de mais de 5 mil viagens em um único dia”, comenta Juliana Minorello, diretora de Relações Governamentais e políticas públicas da Tembici.

Para estimular a mobilidade ativa por bicicleta no dia a dia de trabalho e não apenas a lazer, a vice-prefeita Isabella de Roldão convidou secretárias e secretários do município a irem pedalando para a Prefeitura do Recife nesta quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro. Antes de chegar ao edifício-sede, o grupo se encontrará, às 8h, no Marco Zero, para reforçar a mensagem sobre a necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes a partir da adoção de modais sustentáveis.

“O Dia Mundial Sem Carro é mais uma data simbólica para refletirmos sobre as nossas escolhas, que têm impacto na nossa cidade e no planeta. Quando priorizamos o transporte coletivo e optamos pela mobilidade ativa por bicicleta, diminuindo a quantidade de carros na rua, estamos contribuindo diretamente para que o Recife atinja a meta de zerar carbono até 2050. Com ações ousadas e inovadoras, vamos fazer da nossa cidade a capital da sustentabilidade no Brasil”, ressalta a vice-prefeita Isabella de Roldão.

A nova etapa da Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque será implantada na Avenida Treze de Maio, na imediação entre a Rua Frei Cassimiro e a Avenida Norte. O equipamento seguirá, ainda, pelas ruas Buarque de Macedo, Leão Falcão e Barão de Igarassu, garantindo, assim, a conexão entre a Ciclovia Via Norte e o Eixo Cicloviário Camilo Simões. A nova rota terá 1 km de extensão e completará um total de 73 km interligados entre o Centro e a Zona Norte do Recife. O Recife passará a ter 159 km de rota cicloviária no total. A continuidade do equipamento, entre a Rua Frei Cassimiro e a interligação com a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, na Avenida Mário Melo, será requalificada como um equipamento bidirecional. A decisão foi tomada para aumentar a segurança viária dos ciclistas na área e facilitar ainda mais a conexão com a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, na Avenida Mário Melo. A implantação foi desenvolvida em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e a NACTO-GDCI, instituições de referência mundial em mobilidade urbana.

A malha cicloviária do Recife vem recebendo destaque devido à sua evolução nos últimos anos. A cidade foi a que mais avançou na execução do Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco, com mais de 70% das rotas complementares sob responsabilidade da PCR cumpridas. Em 2019, a capital pernambucana foi eleita a quarta cidade com a rede cicloviária mais acessível do Brasil em um índice do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que contabiliza a população que está até 300 metros próximo a uma estrutura cicloviária.

Além da nova estrutura cicloviária, será implantada uma área de trânsito calmo ao longo da Rua Frei Cassimiro, em Santo Amaro. Entre 2017 e 2020, foram registrados quatro sinistros de trânsito com vítimas nessa área, por isso, o projeto foi desenhado para induzir a redução de velocidade no local e ampliar a área de pedestres. O uso de urbanismo tático tem sido um método utilizado para redução de sinistros de trânsito no Recife. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam mais de 30 áreas. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.

Prefeitura do Recife inicia ações do Dia Mundial Sem Carro com ações nas ciclofaixas em Santo Amaro
Prefeitura do Recife inicia ações do Dia Mundial Sem Carro com ações nas ciclofaixas em Santo Amaro. Foto: Diego Nigro/ PCR

Durante a quarta-feira (22), artistas educadores da Trupe da CTTU estarão em pontos estratégicos da estrutura cicloviária do Recife para convidar as pessoas que estão nos carros a utilizar uma bicicleta. Na ocasião, a Trupe distribuirá a cartilha “Bora de Bike, Recife?” que elenca estratégias para trocar o carro pela bicicleta, assim como algumas dicas de segurança.

Confira outras ações para celebrar o Dia Mundial Sem Carro:

Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) irá promover um plantio de plantas jovens no canteiro central da Avenida Mário Melo – No total, a via irá receber 26 árvores ao longo da ciclovia Graça Araújo

Turismo

Integrando a programação da Prefeitura do Recife dedicada ao Dia Mundial Sem Carro, a Secretaria de Turismo e Lazer instalou, na Boulevard da Avenida Rio Branco, placas de incentivo aos passeios de bicicleta e a pé pelo Bairro do Recife e arredores. As peças contam com QR Codes que conectam o usuário ao Guia do Ciclista e às sugestões de 14 tours a pé. O manual digital incentiva a consciência no trânsito, reforçando as medidas necessárias para pedalar em segurança. Os materiais também podem ser acessados no Portal do Turismo do Recife (https://visit.recife.br/). A Secretaria também irá promover uma edição especial do Olha Recife a pé, na quarta-feira (22), da Praça do Arsenal para o Forte do Brum.

Alerta Bike

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) instalará na quarta-feira e no domingo, na Avenida Rio Brando, o stand do Alerta Bike, para estimular a inscrição no programa, que ajuda a polícia a encontrar bicicletas roubadas. Para isso, é importante que o usuário cadastre a sua bike no site http://alerta.sds.pe.gov.br. Assim, quando o policial abordar algum suspeito, pode verificar por meio de um aplicativo se a bicicleta é roubada e quem é o verdadeiro dono do equipamento.

SEMANA DE MOBILIDADE – A Semana de Mobilidade do Recife tem o objetivo de chamar a população para debater a segurança viária na cidade e conscientizar sobre boas práticas de respeito às leis de trânsito. Em 2021, o período trouxe programações voltadas para segurança viária em três eixos: engenharia, fiscalização e educação para o trânsito. As equipes realizaram ações educativas para incentivar o uso de bicicleta e o respeito aos ciclistas, além de intervenções viárias que invertem a prioridade do trânsito, como ampliação de Faixa Azul e das rotas cicláveis, além de uma nova área de trânsito calmo.

 

Leia também:

Recife é a nova cidade parceira do Observatório Nacional de Segurança Viária

Em entrevista, João Campos anuncia R$ 40 milhões para requalificação de vias no Recife

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de Imprensa da PCR.