Conscientização

Detran-PE realiza adesivaço no Recife em alusão a Semana Nacional do Trânsito

Dando prosseguimento aos eventos da Semana Nacional de Trânsito, nesta terça-feira (21), o Recife passa a integrar a programação. Em parceria com a Uninassau, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realiza um adesivaço, das 9h ao meio-dia, no Segundo Jardim da Av. Boa Viagem.

Com temas diversificados, os adesivos que serão afixados vão abordar temas como uso da cadeirinha para crianças, colocação do cinto de segurança, evitar a mistura álcool e direção, e outras questões relacionadas à segurança no trânsito. A partir das 18h até as 22h, acontecerá uma blitz itinerante direcionada aos ciclistas de serviços de delivery.

Veja também:
>>>Detran-PE abre Semana do Trânsito com ações para motoristas e motociclistas

Os técnicos da Educação para o Trânsito usarão o Detran Itinerante (caminhão equipado para ações externas), indo até os pontos de concentração dos entregadores (ciclistas), onde haverá distribuição de máscaras e coletes reflexivos. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, haverá ainda aferição de pressão e vacinação contra a gripe. A blitz terá como base o bairro de Parnamirim, próximo ao Faaca, e circulará em pontos variados do bairro de Casa Forte (Zona Norte).

Com ações que visam sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para maior segurança e harmonia nas ruas e avenidas, o Detran-PE tem atividades definidas para o Recife e Região Metropolitana (RM), com previsão de atingir um público superior a 2,6 mil pessoas, e reforçar o conceito “Pedestre e ciclista: ver e ser visto no trânsito”. A programação completa inclui ações educativas, distribuição de brindes e adesivos, apoio a medidas de saúde, além de blitz preventivas e informativas.

Desenvolvidas pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização, as atividades contam com a parceria de órgãos públicos e organizações privadas, seguindo o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, adotado para o ano de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A Semana Nacional de Trânsito é realizada desde 1994. De acordo com o artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Contran é responsável por estabelecer o tema e cronograma das campanhas que deverão ser promovidas por todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. No artigo 326, o CTB determina que a Semana Nacional de Trânsito deve ser comemorada sempre no período de 18 a 25 de setembro.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Assessoria de imprensa.