Imunização

Pernambuco recebe mais de 300 mil doses de vacinas da Pfizer contra Covid; Estado já recebeu mais de 12,1 milhões de imunizantes

Neste domingo, 19 de setembro, 307.710 doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegaram a Pernambuco. Os imunizantes foram divididos em dois voos. O primeiro aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h, e o segundo, por volta das 11h. As vacinas seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), para checagem, armazenamento e separação por município. A distribuição às Gerências Regionais de Saúde (Geres) deve ocorrer nos próximos dias.

De acordo com a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, os imunizantes contidos nessas duas novas remessas deverão ser utilizados para aplicação das segundas doses na população em geral, além das doses de reforço destinadas a idosos com 70 anos ou mais que completaram o esquema vacinal a, pelo menos, seis meses, e aos pacientes imunossuprimidos. Neste último grupo, a aplicação deve ser feita após 28 dias da segunda dose.

Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 12.157.940 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.216.270 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.287.700 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Ver mais:

>> André Longo classificou recomendação do Ministério da Saúde de não vacinar adolescentes como “infeliz”

Vacinação de adolescentes

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco decidiu manter o cronograma da vacinação de adolescentes sem comorbidades. O anúncio ocorreu na tarde da última quinta-feira, 16 de setembro, pelo secretário de saúde do Estado, André Longo, depois que o Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19.

“Quem deve se manifestar em contrário a essa decisão, e caso se manifeste, aí sim nós vamos ter uma referência técnica para seguir, mas até esse momento, como não há manifestação da Anvisa, Pernambuco e vários Estados brasileiros, a maioria posso dizer, vão continuar com o processo de vacinação”,  disse André Longo.

Em nota técnica publicada na quarta-feira, 15 de setembro, pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco