Preocupação

Erupção de vulcão nas Ilhas Canárias pode gerar tsunami em Pernambuco, diz especialistas; veja simulação

O vulcão Cubre Veija que está localizado nas Ilhas Canárias, no litoral da África, entrou em estágio amarelo, devido a alterações em suas atividades sísmicas detectadas neste último sábado (11). A atividade passou a preocupar especialistas brasileiros.

De acordo com as autoridades, uma erupção do vulcão Cubre Veija poderia provocar um tsunami que atingiria todo o Brasil, afetando principalmente a costa do Nordeste, além de outras partes da américa, como o Estados Unidos.

Mesmo com a possibilidade de explosão considerada remota, os especialistas alertam para que a população fique atenta e vigilante ao monitoramento da atividade vulcânica e sísmica. As atividades de vulcões são divididas em quatro níveis de alerta para uma erupção, e o Cumbre Vieja ainda está no 2.

Ver mais:

>> Brasil tem mais 20 bilionários, enquanto 19 milhões passam fome

O terceiro é um “alerta máximo” de uma erupção iminente. Já o quarto é quando o evento já está em andamento. Além disso, a profundidade dos epicentros dos tremores diminuiu, de acordo com o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca). Eles ocorrem, geralmente, a 30km de profundidade. No entanto, só nesta quinta-feira (14), foram mais de 100 tremores com profundidades que chegam a apenas 1km.

Um comunicado enviado pela Pevolca na manhã de hoje destaca que o processo é contínuo e pode ter uma rápida evolução a curto prazo. Tremores ainda mais fortes são esperados para as próximas horas.