Tributo

Alepe realizará memorial em homenagem aos 100 anos do educador Paulo Freire; educador é Patrono da Educação no Brasil

No próximo dia 19 de setembro, a educação no país e no mundo celebra os 100 anos do mais cultuado educador da atualidade. Patrono da Educação no Brasil, referência mundial em alfabetização com um método que leva o seu nome, autor da Pedagogia do Oprimido, o pernambucano Paulo Freire também receberá as homenagens da Alepe.

“Estamos celebrando o centenário de Paulo Freire durante todo esse último ano, com homenagens e debates no estado, no país e no mundo. Agora em setembro a celebração se encerra com um adensamento de atividades”, explica a deputada estadual Teresa Leitão, parlamentar coordenadora da Comissão Ano Legislativo Educador Paulo Freire na Alepe.

O encerramento da agenda começa na próxima sexta, 17, às 16h, com a homenagem a cinco figuras proeminentes da educação, por parte do Conselho Estadual de Educação. A cerimônia acontece no auditório da Assembleia Legislativa, com transmissão pela TV Alepe.

Leia mais:
>>> Veja quais deputados da Alepe foram contra e a favor do Projeto que concedeu ao vice-presidente Mourão o título de cidadão pernambucano

>>> Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, anuncia votação de projeto para desburocratizar alvarás de funcionamento

>>> Vereadora do PT quer retirar nome de General de rua do Recife e mudar para Professor Paulo Freire

No dia 20 de setembro, segunda-feira, acontece a inauguração do Memorial Centenário, um tributo ao educador, que será instalado na Biblioteca da Assembleia.

A programação continua em outubro. Haverá o Seminário Estadual de Educação do Poder Legislativo, integralmente dedicado a Paulo Freire; entrega de placa comemorativa ao centenário a 13 pessoas e instituições selecionadas; lançamento da coletânea de artigos produzida pela Cátedra Paulo Freire da UFPE e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe); e também premiação dos estudantes da rede estadual de ensino vencedores do Concurso Cultural “PAULO FREIRE: 100 ANOS EM (CON)TEXTO”, coordenado pela Secretaria de Educação.

Da redação do Portal com informações da Assembleia Legistaliva de Pernambuco (Alepe)