Falecimento

Morre pastor David Yonggi Cho, líder da maior igreja evangélica do mundo

Morreu nesta terça-feira (14/09), o pastor David Yonggi Cho, fundador da Igreja do Evangelho Pleno Yoido (Assembleia de Deus) na Coréia do Sul. Ele tinha 85 anos e morreu após sofrer um derrame cerebral.

David Yonggi Cho Cho estava hospitalizado desde junho de 2020, quando desmaiou devido a uma hemorragia cerebral. El veio a falecer em Seul nesta terça (14), deixando três filhos. Seu velório está marcado para sábado (18/09), e a igreja receberá fiéis em luto a partir de quarta-feira (15/09), informou a igreja.

O pastor era fundador da maior e mais popular igreja da Coreia do Sul, a Yoido Full Gospel Church ou Igreja do Evangelho Pleno Yoido, fundado em 1958, quando a Coreia do Sul ainda lutava para se reconstruir das cinzas da Guerra da Coreia, que durou entre 1950 e 1953.

De acordo com a Leadership Network, uma organização internacional de líderes religiosos, a igreja de David cresceu e se tornou uma das maiores igrejas do mundo, com mais de 480.000 participantes por semana.

Yoido tinha mais de 500 igrejas locais em toda a Coreia do Sul e enviou milhares de missionários a diferentes países ao longo dos anos, de acordo com um comunicado à imprensa da igreja. O comunicado afirma que o próprio Zhou participou de reuniões e movimentos religiosos em 71 países.

“Ele transmitiu o Evangelho de esperança ao povo coreano, que caiu em desespero após a Guerra da Coreia”, disse a igreja em comunicado. “Ele foi fundamental para o crescimento da igreja coreana, especialmente desenvolvendo a Yoido Full Gospel Church como a maior igreja do mundo”.

Cho nasceu em um lar budista e foi assim até os 19 anos, quando, após ficar doente de tuberculose, se converteu à fé cristã. Em 1958, começou a pregar num bairro pobre de Seul. Após o serviço militar, abriu um novo templo em Seodamun, em 1961, com 1500 membros.

Sob sua liderança, a instituição alcançou um crescimento explosivo e se tornou um símbolo do rápido crescimento do Cristianismo no que era até então um país profundamente confucionista.

Após a igreja crescer, chegando a mais de 10 mil membros. A igreja comprou uma grande propriedade na ilha de Yoido, no rio Han, construindo um grande auditório. Segundo números da própria igreja, ela possui aproximadamente 800 mil membros.

A igreja sustenta cerca de 500 missionários. A Yoido Full Gospel possui igrejas espalhadas pelo mundo, como por exemplo nos Estados Unidos, Brasil, China e Japão.

Fonte:Portaldotrono