Em Igarassu, prefeita professora Elcione Ramos participa de formação de colaboradores para propagar a importância da doação de sangue
A formação foi ministrada pela supervisora de captação de doadores do Hemope, Josinete Gomes e pela assistente social Jessica Rocha.
Por Ricardo Lélis - Publicado em
13 set de 2021, às 11:28
- Atualizado em 13 set de 2021, às 11:45
Prefeita professora Elcione Ramos durante palestra do Hemope. Foto: Ivonildo Pedro
A Prefeitura de Igarassu, através da secretaria municipal de Saúde, em parceria com secretaria de Articulação Social e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – Hemope promoveram na última sexta-feira, 10 de setembro, no auditório da Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, a formação de multiplicadores para propagar a importância da doação de sangue.
Cada multiplicador será colaborador das vidas salvas, fortalecendo a corrente do bem que toma conta da gestão de Igarassu e por consequência, se expandirá pelo litoral norte pernambucano. A formação foi ministrada pela supervisora de captação de doadores do Hemope, Josinete Gomes e pela assistente social Jessica Rocha.
“É muito preocupante. Sangue não se fabrica, não se encontra em uma farmácia. Se as pessoas não doam, pode faltar. Nossa preocupação é atender aos hospitais, emergências e pacientes”, declarou Josinete.
A prefeita da cidade professora Elcione Ramos, o secretário municipal de Saúde Igor Morais, a executiva da pasta Jaqueline Tavares e a secretária de Articulação Nadja Rocha também participaram do encontro.
“Com um gesto solidário e rápido, é possível salvar vidas de pessoas submetidas aos tratamentos clínicos, intervenções médicas, feridos e pacientes com doenças crônicas que necessitam de transfusão ou de reposição. Estamos juntos nessa campanha”, frisou a prefeita.
De acordo com o Hemope, os tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+ estão com estoque considerado crítico.
Celebração dos 486 anos
A cidade de Igarassu, no litoral norte, está comemorando 486 anos com várias ações respeitando os protocolos de combate ao coronavírus. Mais um ano da cidade e não acontecerá a programação de shows, como tradição de Igarassu e festa profana dos padroeiros santos Cosme e Damião, além do desfile cívico.
A Igreja Católica, a matriz dos santos Cosme e Damião, a mais antiga em funcionamento do país, comemora a data com restrições as celebrações que acontecem a partir do próximo dia 17, neste dia com a entrega da restauração do altar principal e presbitério da catedral e segue com missas até a data do aniversário da cidade, 27 de setembro, quando será o ponto alto religioso.
Estudante de Comunicação Social/Jornalismo pela Uninassau atualmente no 7° período. Ex-Estagiário da Assessoria de Impressa da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife (Seturel).