Descaso

Turistas e população de Ipojuca se deparam com buracos, lamas e estradas precárias; este é cenário para o feriado de 7 de setembro

Praias do município, como Porto de Galinhas e Serrambi são um dos principais destinos durante finais de semana e feriados.

Quem se preparou para aproveitar o feriado de 7 de setembro no litoral de Ipojuca, como a Praia de Porto de Galinhas e Serrambi, encontra um cenário totalmente diferente do vendido pelas agências de turismo e a própria Prefeitura. Moradores e turistas se deparam com esgotos a céu aberto, buracos, lamas, estradas precárias e dejetos que se espalham por várias ruas locais.

“Cheguei aqui e achei tudo muito mal cuidado, não imaginava que encontraria cenas como essa, Fiquei bastante chateada”, afirmou a tatuadora Jade Lima, em reportagem exibida na Globo Pernambuco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja também:
>>>Prefeitura de Ipojuca suspende edital na área da Saúde com valor de 10 milhões a mais após fiscalização do TCE-PE

>>>TCE-PE revela valores unitários em edital da Prefeitura de Ipojuca que apresentou superfaturamento de R$ 10 milhões e foi suspenso; veja a lista

Em Porto de Galinhas, no cruzamento da Rua Boa Esperança e Jussara Mendes, os buracos com lama e esgoto tomam conta do local. Carros e pedestres precisam passar com bastante cuidado, enquanto outros acabam desistindo com medo de que os buracos causem prejuízos nos veículos.

“Porto é uma praia muito falada, badalada. Isso é um absurdo”, diz Edmilson José, auxiliar de manutenção em uma pousada.

O advogado Lucas Queiroz também fez críticas ao quadro de abandono da atual administração municipal em relação a Vila de Porto de Galinhas, um dos principais destinos do verão no Brasil. “As ruas estão bem esburacadas, quando chove não tem escoamento suficiente, principalmente perto do mangue”, disse Lucas Queiroz.

Uma moradora reclama da falta de manutenção nas ruas de Porto de Galinhas e revelou que os próprios moradores que fazem serviços de reparos para amenizar a situação. “Os moradores sempre tampam esses buracos por aqui”, disse Raquel.

Os problemas só aumentam nos acessos as praias de Muro Alto, Cupe e Serrambi. Quem trabalha com passeio de Buggy relata danos nos veículos e prejuízos financeiros.

Na última sexta-feira, 3 de agosto, um grupo de comerciantes fizeram um protesto com bloqueio na PE-51, via que dá acesso à praia de Serrambi.

O motivo da manifestação foi a reivindicação do direito de ir e vir no acesso à costa local. Segundo eles, há um movimento de empresários e condôminos da área no sentido de tornar alguns trechos da praia “privativos”.

Iluminação

A Prefeitura de Ipojuca tem recebido críticas por parte dos moradores e empresários locais também pela falta de iluminação em importantes áreas da cidade. O perfil nas redes sociais Ipojuca Ordinário compartilhou um vídeo em que mostra os problemas em vários trechos da PE-009, em Nossa Sra. do Ó e nas praias de Porto de Galinhas e Maracaípe.

As imagens foram registradas por uma mulher destacando que a prefeita Célia Sales (PTB) se encontra no governo por mais de quatro anos e nada foi feito.

No vídeo ela ironiza a situação e pede para que a Prefeitura “apague logo tudo para ficar padrão”.

“Eu queria fazer um pedido para a Prefeitura municipal de Ipojuca, já que tem mais trechos apagados do que com luz, eu queria saber se tem como apagar tudo para ficar padrão, assim fica tudo igual, tudo apagado”, ironiza a mulher no vídeo.

O texto da publicação também reclama do piso da ciclovia, que de acordo com a página está cheio de buracos.

“Gostaríamos de fazer um pedido para a Prefeitura de Ipojuca e a Prefeita Célia Sales sobre a iluminação da ciclovia de Porto de Galinhas. Fazem exatamente 4 anos que Célia está na gestão junto com alguns vereadores e até o momento não houve nenhuma solução nesse problema que é de mega importância da população. Não é apenas a iluminação que precisa de iluminação. O piso da ciclovia está cheio de buracos e precisam totalmente dê atenção”, diz parte do texto.

Na publicação fala que os problemas são recorrentes e que até o momento não teve nenhuma solução por parte da Prefeitura.

“Nós estamos sempre batendo no mesmo prego, mas para que haja uma solução a prefeitura tem que concluir esse serviço. O que a gente ver é que ficam jogando um para o outro”.

A reportagem do site Portal de Prefeitura entrou em contato com a assessoria de comunicação de Ipojuca, mas até o fechamento desta matéria não obteve respostas.

O que disse a Prefeitura de Ipojuca

De acordo com a nota enviada pela Prefeitura do Ipojuca ao site, o Comitê de Porto de Galinhas, realizou diversos serviços semana passada em várias ruas entre eles estão: o de tapa buraco na Rua da Esperança, Rua da Posteação e iniciou o da Praça 16. Já na Rua Dolce Vita a operação tapa-buraco e outras melhorias foram iniciadas na última sexta-feira.

Os serviços na localidade de Merepe lll serão continuados na próxima semana. Estas e outras ruas de Porto de Galinhas estão dentro de um cronograma de ações que envolve manutenção das vias, drenagem, iluminação, limpeza urbana, inspeção de ligações irregulares de esgoto, entre outras ações.

 

 

 

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal