Vacinação

Recife alcança marca de metade da população adulta completamente imunizada contra Covid-19

Pouco mais da metade da população adulta da capital pernambucana está imunizada contra a covid-19. A marca parcial de 50% foi alcançada no domingo, 5 de setembro, e significa que pouco mais de 618.807 pessoas maiores de 18 anos já concluíram o esquema vacinal, com duas doses, ou receberam a vacina de dose única, desde o início da campanha, em janeiro.

A estimativa do Ministério da Saúde é que no Recife tenha 1.237.614 adultos – desse total, 93,7% já receberam ao menos uma dose.

Do total de 618.807 adultos que já completaram o ciclo vacinal, pelo menos 60.035 foram contemplados com a vacina da Janssen, que tem aplicação única. O restante recebeu duas doses dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. A Prefeitura do Recife está imunizando todos os adultos e os adolescentes a partir dos 12 anos.

“Alcançar essa marca nos traz alegria e esperança, porque o índice representa a dedicação dos profissionais, que estão trabalhando de domingo a domingo, e também a adesão das pessoas à campanha, que estão fazendo a parte delas, tomando vacina para se proteger. É muito importante que esse engajamento continue, que quem já tomou vacina estimule outras pessoas a tomarem também, inclusive a segunda dose”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Leia mais:
>>> Confira o que abre e fecha no feriado do Dia da Independência no Recife

Na última semana, a Prefeitura do Recife começou a levar doses para dentro das comunidades, com o objetivo de ampliar o acesso e a cobertura vacinal da campanha contra a covid-19. Os locais são escolhidos a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso.

Durante a ação, as equipes da Secretaria de Saúde fazem o cadastro no Conecta Recife dos recifenses com 12 anos ou mais e aplicam a dose (tanto de primeira quanto de segunda dose) no mesmo dia, sem necessidade de agendamento.

A Prefeitura do Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru. Para receber a vacina, a população deve realizar cadastro e agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife.

A documentação exigida para cada grupo ou faixa etária está disponível na mesma plataforma do cadastro e agendamento.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife