Presença

Manifestantes bolsonaristas acampam em Brasília à espera de atos do 7 de Setembro

Manifestantes bolsonaristas que pretendem ir às ruas nos atos convocados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no 7 de setembro se anteciparam e desembarcaram em Brasília já no fim de semana para aguardar a data do desfile.

Um dos locais de concentração é o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Jayme Caetano Braun, no Setor de Clubes Esportivos Sul, a pouco mais de 5 km do local onde ocorrerão os atos de terça-feira (7).

Apoiadores estacionaram ônibus, trailers, motocicletas, carros e armaram barracas no local para aguardar a manifestação. O outro fica mais afastado, a cerca de 30 km da Esplanada, no Parque Leão, em Recanto das Emas, região administrativa de Brasília.

Com temperaturas chegando a 33ºC e clima seco, alguns optaram por estender as redes sob as árvores. Outros decidiram enfrentar o sol e foram até o local da manifestação, na Esplanada dos Ministérios, para “esquentar” o ato.

Na Esplanada, a maioria dos manifestantes ficou em frente ao Congresso Nacional. “Queremos o presidente Bolsonaro no poder”, dizia uma das faixas.

Ver mais:

>> Multidão na motociata de Bolsonaro em Pernambuco mostra força e prestígio do presidente no Nordeste

Setor hoteleiro

Conforme o jornal O Estado de S. Paulo mostrou no sábado (4), os hotéis de Brasília, que tradicionalmente ficam vazios nos feriados, estão com lotação máxima para os próximos dias. Além dos veículos e das barracas, a estadia de outros bolsonaristas em Brasília tem sido mais luxuosa.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (Abih-DF) aponta para uma ocupação de quase 100% nesta segunda-feira e no dia 7.

Segurança

Por enquanto, os apoiadores que chegaram à capital aproveitam para circular pelas vias de Brasília, buzinar, ostentar bandeiras e gritar para outros motoristas no trânsito. A circulação de veículos só será interrompida na Esplanada no dia da manifestação, de acordo com o governo do Distrito Federal.

Para reforçar a segurança, as autoridades do DF decidiram separar os manifestantes pró-governo, que ficarão na Esplanada dos Ministérios, dos críticos de Bolsonaro, que devem se concentrar na Torre de TV a partir da manhã de terça.