Educação

​Prefeitura do Recife anuncia a retomada do programa Maria da Penha Vai à Escola

Após as paralisações de diversas ações devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, retomou o Programa Maria da Penha Vai à Escola. Nesta sexta, 3, na Escola de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, em parceria com a Secretaria de Educação, a equipe do programa apresentou o projeto para gestores, gestoras e coordenadores. A iniciativa propõe a promoção e formação acerca da Lei Maria da Penha e dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica, sexista, afetiva e familiar tendo como público-alvo a comunidade escolar das escolas municipais da cidade.

O programa Maria da Penha vai à escola tem como objetivo envolver estudantes, profissionais de educação e da rede de proteção às mulheres em discussões e ações educacionais cujas temáticas abordam a igualdade de gênero, tipos de violência, leis de proteção ao direito das mulheres, comunicação não violenta, além da divulgação dos canais de atendimento e de redes de apoio à mulher através de oficinas, seminários, materiais informativos e sensibilização de profissionais, entre outros.

Ver mais:

>> Recife é o primeiro município no Brasil a assinar termo de cooperação com o BNDES para estudos em concessões e PPPs

Ana Magalhães, gerente geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher defende a urgência do tema.

“Dentre tantos aspectos, a violência contra a mulher também está relacionada a relações sociais desiguais entre homens e mulheres, construída historicamente e socialmente. Por isso ela pode ser desconstruída através de ações voltadas para o enfrentamento desses estereótipos. Esse é o nosso objetivo com as diversas ações propostas pelo programa realizado pela Prefeitura que a Secretaria da Mulher executa como uma ação continuada, que retorna agora, após um período difícil em que vivemos”, afirmou Ana.

O programa é voltado para todo o corpo estudantil: desde estudantes da creche até Educação de Jovens e Adulto (EJA). Nos dias 8 e 10,  Nesta primeira fase de retorno, a programação será voltada para alunos de 8 a 17 anos nas turmas de 3º ao 9º anos, além dos estudantes das turmas da EJA. Para mais informações 3302 6400.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife