Celebração

Igarassu comemora os 486 anos com ações durante o mês de setembro; confira a programação completa

A cidade de Igarassu,no litoral norte, está comemorando 486 anos com várias ações respeitando os protocolos de combate ao coronavírus. Mais um ano da cidade e não acontecerá a programação de shows, como tradição de Igarassu e festa profana dos padroeiros santos Cosme e Damião, além do desfile cívico.

A Igreja Católica, a matriz dos santos Cosme e Damião, a mais antiga em funcionamento do país, comemora a data com restrições as celebrações que acontecem a partir do próximo dia 17, neste dia com a entrega da restauração do altar principal e presbitério da catedral e segue com missas até a data do aniversário da cidade, 27 de setembro, quando será o ponto alto religioso.

Em 2021, não haverá a procissão pelas ruas do Sítio Histórico da cidade, o andor dos santos e os bonecos gigantes em homenagem aos padroeiros Cosme e Damião ficarão expostos na matriz. As celebrações, não precisam de agendamento, serão realizadas com apoio da secretaria municipal de Saúde cumprindo as recomendações de evitar aglomerações.

Leia mais:
>>> Em Igarassu, Prefeita professora Elcione acompanha retomada das aulas presenciais

Por causa da pandemia, os devotos estão sendo orientados a pagar promessas, sem o contato físico ou nas romarias para distribuir doces e a tradicional paçoca gigante, mais uma vez não será distribuída para a população. O código de direito canônico, possibilita a mudança das promessas em uma situação difícil e especial.

A prefeitura, desde o início deste mês, vem realizando várias ações como é de costume em todos os anos. No dia primeiro aconteceu a volta às aulas presenciais na rede municipal, foi uma data muito importante para os gestores, alunos e responsáveis, todas as escolas estão firmes na questão de sanitização e o cuidado emocional com os estudantes nesta pandemia da Covid19.

A gestão preparou uma agenda diária com a entrega oficial de ruas calçadas e escola integral, mutirão de antecipação da vacinação Covid, melhoria na Saúde municipal, Ordens de Serviço (OS), palestras, formatura do Centro Formação Profissional de Igarassu  (CEFOPI) , ações das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Educação e Políticas Sociais , feira cultural, inauguração do estádio Campo Murado, partidas de futebol, entrega de laboratórios de Informática e passeio náutico em comemoração à chegada de Duarte Coelho e suas caravelas.

Ainda na agenda, capacitações e lançamentos de projetos municipais, atividades com escoteiros, blitz do projeto Igarassu Bem Cuidado com apoio da Polícia Rodoviária Federal , além do ajardinamento de vias.

A prefeita professora Elcione Ramos lembrou que o momento é de manter restrições recomendadas pela Saúde, mas a população pode aproveitar, com todo o cuidado, as missas e ações na cidade.

“Com o avanço na imunização contra a Covid vamos enfrentando os desafios do nosso novo normal”, frisou a gestora.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Igarassu