Abastecimento

Pernambuco recebeu quase 55 mil doses da vacina Pfizer/Biontech contra Covid-19

Após receber, no mesmo dia, 502 mil unidades da Coronavac/Butantan, o Estado ganhou reforço com novo lote de imunizantes para garantir a segunda dose de pessoas com deficiência ou comorbidades.

Pernambuco finalizou na quarta-feira, 1° de setembro, com o reforço de mais de meio milhão de vacinas contra a Covid-19. Durante o dia, foram recebidas 502.040 doses de imunizantes da Coronavac/Butantan, para aplicação de primeiras e segundas doses.

Já na noite, mais 54.990 vacinas da Pfizer/BioNTech chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, garantindo também a aplicação de segundas doses para pessoas com deficiência e com comorbidades.

Todas as vacinas foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde os técnicos verificam a temperatura, fazem o acondicionamento na câmara fria e, posteriormente, iniciam a separação dos quantitativos por município.

Leia mais:
>>> Governo de Pernambuco faz alerta para que grávidas procurem completar esquema vacinal contra Covid-19

Só após esse trabalho minucioso as doses são encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres), ficando à disposição para retirada pelos gestores municipais.

“Precisamos manter um ritmo avançado na vacinação dos pernambucanos para continuarmos com índices baixos de adoecimentos graves e óbitos pela Covid-19. Além de garantir a primeira dose de mais pessoas, também enviaremos aos municípios vacinas específicas para a segunda dose. Por isso, reforçamos mais uma vez a importância de finalizar o esquema vacinal. A população precisa ficar atenta para não perder a data dessa segunda aplicação. Já os gestores municipais precisam monitorar suas coberturas para ir em busca dos faltosos. Só venceremos essa pandemia com a ação articulada de todos”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Com as novas remessas de hoje, Pernambuco totaliza, até o momento, o recebimento de 10.477.640 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.133.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.931.320 da Coronavac/Butantan, 2.240.550 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Alerta do Governo

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgou levantamento realizado pela pasta que notificou 14 óbitos de grávidas, ocorridos desde maio deste ano, vítimas da Covid-19.

Somente uma dessas mulheres tinha registro de vacinação, com apenas uma dose do imunizante. O dado foi revelado pelo secretário de Saúde, André Longo, na quarta-feira, 1° de setembro, durante coletiva de imprensa.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal