Habitação

Governo Federal entrega mais 1.440 moradias do Programa Casa Verde e Amarela, no Nordeste

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, na última sexta-feira, 27 de agosto ,  1.440 casas a famílias de baixa renda do município de Itapecuru-Mirim, no Maranhão. O investimento federal no Residencial Milton Amorim, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, foi de R$ 79,2 milhões.

O ministro Rogério Marinho participou da cerimônia de entrega das chaves e reforçou o compromisso do Governo Federal de proporcionar moradia digna às populações mais vulneráveis.

Veja também:
>>>Olinda adere ao Programa Casa Verde e Amarela para regularização fundiária

“Nós não arredaremos um milímetro a favor e em defesa da liberdade dos brasileiros. A favor e em defesa de que os recursos públicos sejam direcionados para quem mais precisa, que é a população mais fragilizada do ponto de vista econômico”, defendeu.

“Este empreendimento representa uma obra social incomensurável. São 1.440 famílias que estão sendo beneficiadas por esse programa do Governo Federal. E temos o carinho de dizer que a gente contribuiu com uma contrapartida para que pudéssemos presentear nosso município com obra dessa magnitude”, afirmou o prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba.

A manicure Raylane Santos Araújo, de 30 anos (foto abaixo, à direita), pagava aluguel há 10 anos. Depois de seis anos na lista de espera por uma moradia, ela falou sobre o prazer de poder morar em sua própria casa.

“A gente conseguir a casa própria é muito bom, porque você paga por uma coisa sua. Vai ser bom porque o dinheiro que gasto com aluguel eu vou poder investir no meu filho, que tem síndrome de down. Vou poder pagar um curso para ele”, projetou.

A lavradora Antônia Márcia da Silva Araújo, de 28 anos (foto acima, à esquerda), foi outra beneficiada com a nova moradia. Ela se emocionou ao conquistar um lar para ela e seu filho. “É uma grande vitória, fiquei muito tempo esperando e, graças a Deus, hoje aconteceu”, comemorou.

Também participaram da cerimônia de inauguração do Residencial o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos, o senador Roberto Rocha e os deputados federais Marreca Filho e Hildo Rocha.

Mobilidade urbana

Além da entrega das moradias, o ministro Rogério Marinho assinou nesta sexta-feira nota de empenho de R$ 955 mil para obra de pavimentação asfáltica de cerca de dois quilômetros no município de Itapecuru-Mirim, nas proximidades do Residencial Milton Amorim. A intervenção será realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR.

“O último obstáculo que tivemos foi justamente o acesso (ao residencial). Vai ter que ser asfaltado até a estrada principal. Nós aportamos 50% do recurso e o restante tivemos o auxílio dos deputados”, informou o ministro.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Governo Federal.