Visitas

Pernambuco recebeu Lula, depois Doria e agora é a vez Bolsonaro; Estado vira foco de candidatos visando às Eleições em 2022

O Estado de Pernambuco é o foco dos possíveis candidatos à Presidência da República nas próximas eleições em 2022. Após receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 15 de agosto, no Recife, foi a vez do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), participar no último sábado (28) de um evento em Caruaru, no Agreste pernambucano.

Na próxima sexta-feira, 3 de setembro, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) desembarca na capital pernambucana ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

As visitas buscam apoios pontuais no Estado para as próximas eleições. Pernambuco é um reduto importante para propagação de ideias na região Nordeste, em especial, para Doria e Bolsonaro que enfrentam um pouco de resistência da população local, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais.

Ver mais:

>> No Recife, Lula diz que “fica feliz” com aumento no valor do Bolsa Família

>> Em busca de apoio no Nordeste, João Doria dança ao som de ‘Asa Branca’ em Caruaru

Lula no Recife

No último dia 16 de agosto, o ex-presidente Lula participou de uma coletiva de imprensa no Recife, mas o petista chegou um dia antes, no domingo, 15 de agosto, iniciando seu tour pelo Nordeste, tendo como ponto de partida sua terra natal.

O ex-presidente chegou ao Estado acompanhado de uma comitiva, que incluía a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e da sua namorada Rosângela Silva.

Em Pernambuco, Lula já se reuniu com o próprio PT e partidos de esquerda, incluindo PSB, PCdoB e PSOL. Ele ainda visitou o assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. 

O petista tenta retomar o acordo com o PSB em Pernambuco, após a ruptura entre os partidos nas eleições municipais de 2020. Lula tenta o apoio do partido no próximo pleito presidencial. Atualmente, o PSB ainda não definiu quem vai apoiar. Ciro Gomes (PDT) e o próprio Lula (PT) estão na disputa pelo apoio da sigla.

João Doria em Caruaru

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), esteve na manhã do último sábado (28) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ao lado da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), ele visitou a famosa feira da cidade junto com apoiadores e políticos da região.

Em seguida, em coletiva de imprensa, Doria respondeu às perguntas dos jornalistas e destacou que a Transnordestina estará na pauta de campanha dele, caso seja candidato à presidência pelo PSDB nas Eleições 2022.

Com o eleitorado mais forte em seu Estado de São Paulo e na região Sudeste, Doria enfrenta resistência no Nordeste, mas vê na prefeita de Caruaru uma das cotadas na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2022, Raquel Lyra (PSDB), a chance de impulsionar seu nome no Estado.

Na ocasião, Doria também dançou e tocou surdo, ao som de ‘Asa Branca’ de Luiz Gonzaga, considerada uma música-símbolo do Nordeste. O governador é um dos pré-candidatos do PSDB que tenta ser o candidato do partido nas Eleições presidenciais em 2022. O anúncio da sigla deve acontecer em novembro deste ano.

Jair Bolsonaro em Santa Cruz do Capibaribe

O chefe do poder executivo nacional vai participar de um evento militar, no primeiro compromisso na cidade. O presidente prestigiará a passagem do Comando Militar do Nordeste. Bolsonaro desembarca em solo pernambucano na sexta-feira, dia 3 de setembro.

Depois o presidente vai participar de uma motociata que será realizada por apoiadores no Agreste do Estado, com destaque para Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru. O convite para o ato foi feito pelo grupo Moto Club Moto Cristo, de Santa Cruz do Capibaribe.

O encerramento da motociata do presidente no Agreste está previsto para ocorrer no Pátio do Forró, em Caruaru. O local é um dos cartões postais da cidade e a ideia é superlotar o espaço, para passar a imagem de força e adesão ao presidente.

Bolsonaro ainda pode participar de um jantar promovido pelo grupo de empresários Atitude com a primeira dama Michelle Bolsonaro, marcado há mais de trinta dias, na mesma sexta-feira, no Recife. O evento social deve contar ainda com a presença da ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, além do ministro das Relações Exteriores Carlos Alberto França.

Está previsto ainda uma apresentação da Orquestra Cidadã Meninos do Coque, e do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que terá participação tocando sanfona.