Pandemia

Pernambuco registra oito novos casos da variante Delta no Grande Recife; veja as cidades

Entre os pacientes infectados, 3 foram em pessoas do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idades entre 16 e 56 anos.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou, na sexta, 27 de agosto, mais oito casos de pacientes infectados com a variante delta da Covid-19. Da rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM / Fiocruz PE), 5,4% apresentaram a variante.

Veja também:
>>>Governo de Pernambuco confirma transmissão comunitária da variante delta da Covid-19 no Estado

Das 148 amostras sequenciadas, 8 foram de pacientes infectados com a variante Delta, sendo dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Agora, o estado totaliza 15 notificações desse tipo do novo coronavírus. São dez de pessoas residentes em Pernambuco e cinco de tripulantes estrangeiros de um navio que já deixou Pernambuco.

Entre as outras amostras sequenciadas, 132 (89,1%) eram da linhagem ou sublinhagens Gama (P.1). As demais são linhagens de menor preocupação. As coletas dos materiais biológicos desse público ocorreram entre os dias 31 de julho ao dia 5 de agosto.

Entre os 8 casos da Delta, 3 foram em pessoas do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idades entre 16 e 56 anos. Com isso, totalizam 10 casos desta variante no Estado.

O Governo do Estado informa que a vigilância em saúde não identificou vínculo epidemiológico dos pacientes com casos confirmados para a Delta ou viagem para áreas de circulação do vírus, o que demonstra que já há circulação comunitária da Delta em Pernambuco.

Agora, os municípios de ocorrência desses novos casos, com o apoio do Estado, também farão um trabalho de vigilância com essas pessoas, para averiguar se há vínculo epidemiológico com os casos confirmados anteriormente, se há adoecimentos secundários e a necessidade de testagem de contatos.

Mais do que nunca é necessário que os municípios pernambucano realizem a busca ativa dos seus moradores com a segunda dose em atraso para que esses concluam o esquema, principalmente por causa do maior grau de transmissão da Delta. Atualmente, são mais de 400 mil pessoas com a finalização do esquema vacinal em atraso, de acordo com sistema de informação do Ministério da Saúde. Se você já pode se vacinar, agende sua imunização, faça sua parte.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Governo de Pernambuco.

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal