Saúde

Belo Jardim reabre bloco cirúrgico do Hospital Júlio Alves de Lira e implanta digitalização nas unidades básicas de saúde

As cirurgias serão agendadas e vão seguir o fluxo de encaminhamento que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), via Central de Regulação Municipal.

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou, na manhã da última sexta-feira, 27 de agosto, a reabertura do bloco cirúrgico do Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL), uma das demandas mais solicitadas por quem necessitava de pequenas cirurgias no município.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como notícia boa merece ser multiplicada, o Executivo realizou, no mesmo dia, a entrega de mais de 100 computadores e materiais de informática para a informatização das unidades básicas de saúde do município, bem como a implantação do prontuário eletrônico nas mesmas.

Veja também:
>>>Prefeitura de Belo Jardim revitaliza sede do SAMU e entrega novos fardamentos para profissionais de Saúde

A cerimônia simbólica aconteceu na Câmara de Vereadores de Belo Jardim, com a presença do prefeito Gilvandro Estrela; do vice-prefeiro, Dr. Maneco; do ex-ministro, Mendonça Filho; da secretária de Saúde, Aline Cordeiro; da secretária de Governo e Articulação Política, Joedna Sousa; vereadores e servidores municipais.

“Hoje é um dia de imensa alegria para mim. Vocês não têm noção da felicidade em anunciar duas grandes conquistas para nossa cidade que começa a ver o resultado do trabalho árduo. Coloquei a saúde como prioridade e ela tem gerado um bom rendimento. Hoje reabrimos o bloco cirúrgico e informatizamos as UBS’s, mas teremos muito a fazer por Belo Jardim”, disse o prefeito Gilvandro Estrela.

Já o ex-ministro Mendonça Filho afirmou do compromisso desempenhado pela gestão em restaurar a dignidade do povo.

“Uma cidade do porte de Belo Jardim não realizar nem pequenas cirurgias, era uma vergonha. O povo não merece isso. Mas, através de uma gestão comprometida, como a de Gilvandro, temos avançado neste ponto, transformando a realidade da cidade. Chegou a hora de iniciarmos um novo modelo de gestão pública com respeito a quem merece”, finalizou.

Além da revitalização de toda parte estrutural do bloco, o município também adquiriu um carrinho de anestesia, já que o que tinha disponível era antigo e estava em desuso, e outros equipamentos e materiais que deixarão o espaço apto para atendimento. As cirurgias serão agendadas e vão seguir o fluxo de encaminhamento que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), via Central de Regulação Municipal. Neste primeiro momento, serão agendadas oito cirurgias por semana.

De acordo com a secretária de Saúde, Aline Cordeiro, as cirurgias eletivas terão início no dia 03 de setembro, com cirurgias de hérnia, vesícula, esterectomia, parto cesárea, entre outras de pequeno a médio porte.

Informatização das UBS’s- Foram investidos mais de R$ 330 mil para a aquisição de 108 computadores, 113 estabilizadores, 60 impressoras, três scaners de mesa, dois nobreaks e 25 switchs. A verba foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde para uso, exclusivo, da informatização das unidades básicas de saúde (UBS).

Com os computadores interligados, será possível, apenas com o número do Cartão SUS, verificar todo histórico de saúde do paciente dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “O prontuário eletrônico irá facilitar e agilizar todo o atendimento dentro da nossa rede, pois, saberemos, por exemplo, se o paciente é diabético, toma medicação controlada, quando foi a última visita ao especialista ou clínico, entre outros”, explica a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Prefeitura de Belo Jardim. 

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal