Ação

Prefeitura do Recife celebra aniversário do Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+

O Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, da Prefeitura do Recife , importante espaço de proteção e garantia de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, completa 7 anos neste domingo, 29 de agosto, mesma data em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.

As celebrações foram realizadas na sexta-feira, 27 de agosto, na sede da instituição, localizada na Rua dos Médicis, 86, bairro da Boa Vista, com direito a corte de bolo e uma exposição da  Associação de Mulheres  Trans e Travestis de Pernambuco (Amotrans) intitulada “Mulheres Lésbicas Guerreiras Pernambucanas”.

De acordo com Irene Freire, coordenadora do Centro LGBTI+, a unidade, desde a sua instalação, realiza atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica e atualmente mais de 2,4 mil pessoas estão cadastradas e mais de 14 mil atendimentos já foram realizados.

Leia mais:
>>> Prefeitura do Recife anuncia o primeiro Centro de Referência da Primeira Infância

Ligado à Gerência de Livre Orientação Sexual, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas ( SDSDHJPD), o Centro conta com uma equipe interdisciplinar, formada por psicóloga, advogada e assistente social.

Irene ressalta que o Centro LGBTI+ fornece orientação geral sobre direitos humanos a qualquer vítima de violação, informando sobre as garantias legais e encaminhando para os serviços especializados de atendimento.

“Prestamos atendimento especializado à população LGBT vítima de discriminação, violência, e quando há lesão de direitos, aqui fornecemos orientação jurídica, psicológica e social, por meio de equipe multidisciplinar capacitada”, explica.

É importante saber que se constitui crime toda forma de discriminação com base na prática e comportamento sexual do indivíduo. Irene recomenda procurar  o Centro Municipal de Referência e Cidadania quando  sofrer qualquer tipo de agressão ou discriminação em razão de sua orientação sexual, posturas, tonalidade de voz ou identidade de gênero.

O Centro funciona de segunda a sexta, das 9h às 15h e o público pode entrar em contato também pelo telefone 3231-1553.

Adesivaço

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas(SDSDHJPD), realizou diversas atividades para comemorar as duas datas, que incluíram um conjunto de ações que visavam o enfrentamento à LGBTfobia e o fortalecimento da promoção dos direitos da população LGBTI+, desenvolvidos a partir da Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação.

Na sexta-feira foi realizado um adesivaço de veículos na sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, com a mensagem da Campanha.

Mulheres Lésbicas Guerreiras Pernambucanas – A mostra permanente organizada pela Associação de Mulheres  Trans e Travestis de Pernambuco (Amotrans) ganhou três novas mulheres  que fazem a história  do movimento  lésbico.

Somando as cinco já existentes, agora são oito mulheres no acervo disponível do Centro LGBTI+, com a inclusão de Ana Carla Lemos, cientista social, fundadora do Grupo Luas;  Micheline Américo, Jornalista, fundadora do fórum LGBT de Pernambuco e  Poliny Aguiar, coordenadora estadual da política LGBT.

Voto de aplausos- O centro recebeu também votos de aplausos da Câmara Municipal do Recife, proposto pela parlamentar Cida Pedrosa.

“O Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+  é o sonho de uma luta enorme das mulheres de um movimento LGBT. As lésbicas sofrem muito e não é só o preconceito, sofrem por ser lésbicas e por ser mulheres. O centro é a possibilidade de acolhimento das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e o município que tem essa política pública merece todo o nosso respeito”,destaca Cida Pedrosa.

Centro de Referência em Cidadania LGBTI fica na Rua dos Médicis, 86, Boa Vista. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Fone: (81) 3231-1553.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife