Nota Oficial

Prefeitura do Condado decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do cordelista José Costa Leite

O artista é considerado patrimônio vivo do Estado de Pernambuco desde 2006 e faleceu nesta terça-feira (24).

A Prefeitura Municipal do Condado decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do cordelista, poeta e xilogravurista José Costa Leite, de 94 anos que morreu nesta terça-feira (24). Considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006, o artista era referência na poesia regional e morava em Condado, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Paraibano de Sapé, José era condadense de coração e morava na cidade há décadas. A Prefeitura considerou os preciosos trabalhos dedicados à comunidade condadense, no decorrer de sua vida, como cordelista e xilografista.

O decreto Nº 053 foi assinado pelo prefeito do Condado, Antônio Cassiano, por dever do Poder Público, prestar justas homenagens àqueles que com seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o bem-estar de sua coletividade.

DECRETA:

Art. 1° – Fica decretado luto oficial no Município de Condado, por 03(três) dias, contados desta data, pelo falecimento do SR. JOSE COSTA LEITE, que, em vida, prestou inestimáveis serviços a este Município.

Art. 2º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Veja o decreto oficial:

DECRETO 11-2021- LUTO OFICIAL – MORTE JOSE COSTA LEITE.

Secretaria de Cultura de Pernambuco

Em nota, o secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, lamentou a perda do Mestre Costa Leite.

“Ficamos tristes com a notícia da passagem do poeta José Costa Leite, referência nacional do cordel. Um cronista do seu tempo”.

Legado 

José Costa Leite estreou na literatura de cordel aos 20 anos em 1947, vendendo, declamando e escrevendo folheto de feira.

O primeiro almanaque “Calendário Brasileiro” data de 1959 e as primeiras xilogravuras de 1949. Entre  os folhetos autorais “O rapaz que Virou Bode” e “A Peleja de Costa Leite e a Poetisa Baiana”.

Dono de uma técnica muito pessoal, Costa Leite já expôs sua obra nos Estados Unidos, França e Chile, além de vários estados brasileiros. Atualmente, conta com um acervo de mais de 500 títulos, além de manuscritos inéditos

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal