Encontro

Diretor do Denatran conhece serviços do Detran-PE durante visita e discute padronização de regulamentos e serviços no país

Na manhã da segunda-feira (23), o diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro, realizou visita técnica ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), iniciada em reunião com o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, e o diretor geral, Sebastião Marinho.

Também esteve presente, o coordenador geral de Educação e Saúde para o Trânsito do Denatran, Everaldo Valenga. Inicialmente o grupo discutiu a necessidade de normatização e padronização de regulamentos e serviços no país para garantir melhores condições de atendimento à população e maior transparência das atividades.

Após a reunião preliminar, foi iniciada a visitação às dependências do Detran, com a primeira parada no pátio de provas práticas para exame de habilitação. No local, os visitantes puderam ver como funciona o sistema biométrico, que identifica candidato e examinador desde o início do teste até a finalização da prova. Para conhecer com mais detalhes, o grupo circulou em um dos veículos utilizados nos exames, verificando cada etapa da prova e a integração com o sistema de fiscalização e avaliação.

Ver mais:

>> Detran-PE realiza 15º leilão de veículos em 2021 com 421 veículos

Ainda foi apresentada a sala de monitoramento, pós-exame, onde as provas são revisadas por uma equipe técnica para garantir a lisura da operação. Pernambuco é o único estado que possui esse tipo de tecnologia. A visita ainda incluiu a gerência de psicomédica, com destaque para o sistema de credenciamento, totalmente informatizado e integrado aos demais serviços desenvolvidos pelo Detran.

Em seguida, ocorreu uma apresentação sobre as atividades da Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, no auditório do órgão. Para o diretor-presidente Roberto Fontelles, a ocasião serviu para “Uma troca de experiência exitosas”. O momento também foi classificado pelo diretor geral Sebastião Marinho, como oportunidade de discutir vários temas, sempre buscando a segurança no trânsito.

A explanação das atividades e programas ficou a cargo do coordenador da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia e da gerente de produção pedagógica, kelma Teixeira. O que mais chamou a atenção foi a exibição de ações de trânsito que utilizaram a simulação de infrações ou conflitos no trânsito, destacando a conduta correta, como forma de alertar e educar os motoristas.

O diretor do Denatran, Frederico Carneiro, avalia que conhecer a realidade do Detran-PE contribui com o diálogo para definir as políticas de trânsito. Na avaliação do diretor, o sistema de Pernambuco é “Fantástico, pois reforça a transparência e desmistifica ideias do passado com mecanismos que garantem a transparência, além de ações criativas ao alcance da população”. Everaldo Valenga considerou o empenho e dedicação dos servidores da Educação de Trânsito e a parceria com outros órgãos e setores, fundamental para salvar vidas. Ele salientou o sistema do pátio de exames, destacando a simulação de ciclistas no trajeto das provas e a integração entre educação e fiscalização.

Da redação do Portal com informações do Detran-PE