Presença

Governador revela conjunto de ações para Mata Sul durante acolhida de Dom Fernando Barbosa, novo bispo da diocese de Palmares

O governador Paulo Câmara (PSB) participou, na tarde deste sábado, 21 de agosto, no município de Palmares – Mata Sul do Estado – da acolhida ao novo bispo da cidade, Dom Fernando Barbosa dos Santos, de 54 anos. O religioso é natural de Sertânia, no Sertão do Pajeú, e está sendo nomeado para substituir Dom Henrique Soares da Costa, que faleceu em julho de 2020, vítima da Covid-19. Ele passou sete anos atuando como bispo da Prelazia de Tefé, no Amazonas.

“Ficamos satisfeitos em saber que Dom Fernando chega com disposição de trabalhar pela diminuição de desigualdades sociais, o grande objetivo de cada um de nós, e também por políticas públicas que possam chegar a todos. A igreja tem um papel fundamental em todo esse processo”, ressaltou Paulo Câmara.

O governador revelou que em breve deve retornar a região para cumprir agenda administrativa e com expectativa de anunciar no começo de setembro um conjunto de ações para Mata Sul.

Leia também:
>>> Dom Fernando Barbosa toma posse como quarto bispo da Diocese da cidade de Palmares neste domingo, 22 de agosto

Após quase um ano sem um titular, a Diocese de Palmares apresenta Dom Fernando como o quarto bispo da sua história. “Recebo essa missão como uma confiança que vem de Deus. Estou à disposição para conversar e animar nossa caminhada de fé na Diocese de Palmares”, afirmou o religioso.

Pelo menos 18 municípios da Mata Sul compõem o território diocesano de Palmares. Entre eles, Catende, Ribeirão e Tamandaré.

“Os bispos são pastores da igreja e do povo. O compromisso com as necessidades do município, especialmente dos grupos mais vulneráveis, agora também é de responsabilidade do bispo, que poderá contar com o Governo de Pernambuco para dirimir conflitos e avançar em prol da comunidade”, explicou o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Neste domingo (22.08) haverá o hasteamento da bandeira na Cúria Diocesana, às 15h30, e a cerimônia de posse com a celebração da Santa Missa, às 16h, na Catedral. Toda a agenda será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese.

Participaram do acolhimento ao novo bispo, neste sábado, o administrador diocesano, padre Norbert Penzkofer; o bispo emérito de Palmares, Dom Genival Saraiva, além de deputados estaduais, prefeitos e prefeitas e vereadores da região.