Gestão

Garanhuns inicia testagem itinerante para diagnóstico da Covid-19 neste sábado (21)

O prefeito Sivaldo Albino destacou que esta é mais uma estratégia para que o município continue reduzindo os indicadores da doença.

A prefeitura de de Garanhuns , através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado, 21 de agosto, uma nova estratégia de testagem para diagnóstico da Covid-19. A iniciativa vai ampliar a testagem de forma descentralizada e itinerante na cidade, com foco em locais com grande circulação de pessoas; como feiras livres, supermercados e comércio.

Os testes antígenos vão reforçar a vigilância do coronavírus, além de permitir o rastreamento e isolamento dos casos ativos da Covid-19. O prefeito Sivaldo Albino destaca que esta será mais uma estratégia para que o município continue reduzindo os indicadores da doença.

“Estamos integrados ao programa de ampliação que também será executado pelo Governo do Estado, conforme foi anunciado nesta semana pelo governador Paulo Câmara. Nosso objetivo é quebrar a cadeia de transmissão e ampliar o acesso ao teste para população”, destaca o prefeito.

Leia mais:
>>> Vereador Johny Albino teve reivindicação atendida sobre compra de tablets e notebooks para distribuição na Rede Municipal de Ensino de Garanhuns

A partir da ampla testagem de pessoas, independentemente da presença de sintomas gripais, será possível identificar os casos e rastrear todos os contatos diretos dos positivos. De forma que a Secretaria de Saúde também será responsável pelo monitoramento e orientação para que seja cumprido o período de isolamento.

“Com a facilidade do diagnóstico em até 30 minutos será possível fazer uma busca ativa, estabelecendo condutas para os pacientes assintomáticos e sintomáticos, sejam estes leves ou mais graves. Todos passarão a ser monitorados e também terão seus contatos testados”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório.

O cronograma tem início neste sábado, 21 de agosto, com ação de testagem na Central de Abastecimento de Garanhuns. No domingo, 22 de agosto, é a vez da feira livre localizada na Santa Terezinha (Magano).  Nas próximas semanas serão contempladas outras localidades: Mercado 18 de Agosto, Heliópolis, Cohab I, Cohab II, Cohab III e Boa Vista. Um ponto de apoio também será montado no centro da cidade para testagem de funcionários do setor privado.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Garanhuns

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal