Religiosidade

Dom Fernando Barbosa toma posse como quarto bispo da Diocese da cidade de Palmares neste domingo, 22 de agosto

A solenidade será restrita ao clero e a convidados, em respeito aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, porém os fiéis poderão acompanhar ao vivo pela internet.

A Diocese de Palmares (PE) vivencia neste fim de semana a chegada do seu quarto bispo, dom Fernando Barbosa dos Santos. A programação de acolhida do novo pastor começa neste sábado (21) e termina no domingo (22) com a missa solene na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Vindo da Prelazia de Tefé (AM), onde viveu os últimos 7 anos, dom Fernando Barbosa será recebido, às 15h30, no Centro de Treinamento São João XXIII pelas autoridades civis e militares da região.

Dando prosseguimento à recepção do religioso, no domingo (22), haverá o hasteamento da bandeira em frente à igreja catedral, às 15h30. Logo após, às 16h, arcebispos, bispos, sacerdotes e religiosos da CNBB NE2 participam da missa de posse de dom Fernando Barbosa.

A solenidade será restrita ao clero e a convidados, em respeito aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, porém os fiéis poderão acompanhar ao vivo pela internet. A liturgia será transmitida pelo canal no YouTube e pela página da Diocese de Palmares no Facebook.

Dom Fernando Barbosa foi nomeado pelo Papa Francisco no último dia 9 de junho. O religioso tem 57 anos de idade, é natural de Sertânia, no sertão pernambucano e assumirá o lugar de dom Henrique Soares da Costa, que morreu no dia 18 de julho do ano passado, aos 57 anos, vítima da Covid-19.

O território diocesano de Palmares foi criado em 1962 e engloba 18 municípios da mata sul de Pernambuco, entre eles Catende, Ribeirão, Tamandaré e a sede, Palmares. A área eclesiástica tem uma população estimada de quase 500 mil habitantes e o padroeiro é o Sagrado Coração de Jesus.

Dom
Convite de posso de dom Fernando Barbosa, bispo de Palmares.

Trajetória

Dom Fernando Barbosa é sacerdote há 26 anos da Congregação da Missão, também chamado de lazaristas ou padres vicentinos. Ele concluiu a faculdade de teologia no Instituto Regional de Pastoral, em Belém (PA), onde também ocupou o cargo de diretor do seminário de Teologia São Vicente de Paulo.

Durante o sacerdócio, o então padre Fernando foi vigário paroquial, na Diocese de Quixadá (CE) entre 1996 e 1998, e nos dois anos seguintes, administrador paroquial, na Arquidiocese de Fortaleza.

Por dois mandatos, entre os anos de 2003 e 2009, o religioso foi Superior Provincial da Província Lazarista de Fortaleza. E, em seguida, de 2009 até 2014, ocupou a função de ecônomo da mesma província, deixando o cargo após ser nomeado pelo Papa Francisco bispo da Prelazia de Tefé (AM).

O presbítero foi ordenado bispo no dia 28 de agosto de 2014, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, pelas mãos do arcebispo da igreja cearense, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Dom Fernando tem como lema episcopal Servus Christi Missioni (Servo de Cristo na Missão).

Menos de um mês depois ser sagrado epíscopo, no dia 20 de setembro, dom Fernando tomou posse na Prelazia de Tefé (AM).

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal