Torcida

Deputado quer volta de público a estádios de futebol em Pernambuco

O retorno do público aos estádios de futebol de Pernambuco foi defendido pelo deputado José Queiroz (PDT), na Reunião Plenária desta quinta (19). Ele sugeriu, porém, que isso ocorra de maneira segura, com limitação de 20% da capacidade dos equipamentos, uso obrigatório de máscaras e permissão de ingresso apenas para quem já tomou duas doses da vacina contra a Covid-19.

“Com as flexibilizações recentes para bares, restaurantes, eventos sociais e corporativos, acredito que os estádios também podem voltar a receber os torcedores”, avaliou. O parlamentar considera que a liberação para os clubes pernambucanos serviria como teste para o jogo da Seleção Brasileira, marcado para o dia 9 de setembro, na Arena de Pernambuco.

Leia Também: Bolsonaro endurece lei que pune violência de torcedores nos estádios de futebol

“Assim, ajudaríamos as agremiações estaduais, que estão em péssima colocação nos campeonatos nacionais e agonizam financeiramente”, observou. Segundo Queiroz, o jogo do Flamengo pela Copa Libertadores, realizado em Brasília, é um modelo a ser seguido. Na ocasião, 11 mil torcedores estiveram presentes ao Estádio Mané Garrincha, que tem capacidade para mais de 70 mil pessoas. 

O pedetista também citou a resposta do Governo de Pernambuco ao pleito. Em nota, o Poder Executivo salienta que a volta do público não está liberada, mas protocolos para realização de eventos-teste já estão em discussão. “Sabemos da preocupação com a expansão da variante Delta. Mas teremos novos procedimentos de testagem e a força da vacinação para vencer essa mutação do vírus”, acredita. 

No discurso, o deputado ainda registrou a marca de 570 mil mortos pela Covid-19 no Brasil na última semana. Ao mesmo tempo, comemorou a expansão da imunização. “Em um único dia, nosso País aplicou 2,8 milhões de doses de vacinas. É isso que se consegue quando há imunizantes disponíveis, numa lição para aqueles que desdenharam do SUS.”

Fonte: Alepe