Camaragibe libera vacinação contra Covid-19 sem agendamento em jovens e não suporta demanda; Prefeitura esperava 200 pessoas dessa faixa etária
Os centros de imunização ficaram lotados com longas filas e aglomerações. Gestão tinha expectativa de uma determinada quantidade na procura e a realidade foi bem maior.
Por Luiz Fernandes - Publicado em
19 ago de 2021, às 11:57
Vacinação por demanda espontânea de jovens em Camaragibe provoca filas e aglomerações. Foto: Reprodução/ TV Globo.
Ao liberar a vacinação contra a Covid-19 por demanda espontânea para os jovens a partir dos 18 anos no município de Camaragibe, no Grande Recife, na última quarta-feira (18), causou filas e aglomerações em frente aos centros de imunização da cidade.
A gestão da prefeita médica Dra. Nadegi Queiroz (Republicanos), argumentou que a expectativa era de que apenas cerca de 200 jovens procurassem o serviço sem agendamento, porém, este número foi ultrapassado.
Quem se deslocou até os locais reclamou bastante da desorganização e das grandes filas que se formaram à espera do serviço.
De acordo com a prefeitura de Camaragibe, o problema foi causado pela abertura de imunização do grupo de maiores de 18 anos ter coincidido com o dia de início da demanda espontânea. A gestão afirmou ter distribuído distribuindo fichas e que a aglomeração foi “contornada rapidamente”.
Camaragibe é a única cidade da Região Metropolitana do Recife, que ao solicitar cadastro dos munícipes, promete retornar ligação avisando dia do agendamento para vacinar contra Covid-19. A forma adotada pela gestão para imunizar os cidadãos sofre algumas críticas, em especial, pela demora no retorno com a informação data agendada.
O Portal registrou as manifestações nas redes sociais da Prefeitura e da gestora municipal e observou a insatisfação da população que questiona o motivo de reduzir para uma nova faixa etária do público sem comorbidades, enquanto que não foi realizada a imunização da idade anterior.
Camaragibe população questiona forma de vacinação contra Covid-19 e emite comentários nas redes sociais da prefeitura. Arte: Portal de Prefeitura
Pior cidade no ranking de doses aplicadas e distribuídas
Camaragibe se tornou o pior município da Macrorregião I (Formada pela Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata), no segmento de doses aplicadas vs doses distribuídas na vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco.
A informação está disponível no painel de acompanhamento vacinal divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado e que passa por constante atualização.
Camaragibe recebeu até o dia 17 de agosto de 2021, mais de 138 mil vacinas e aplicou um pouco mais de 81 mil. Desta forma, entende-se que resta ainda em estoque para distribuição mais de 55 mil vacinas para os camaragibenses.
Confira aqui o link no qual é possível verificar todas as informações detalhadas da vacinação em Pernambuco.
Jornalista formado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), com atuação nas principais áreas da comunicação, como assessoria de imprensa, marketing digital, TV, fotografia, criação de conteúdos e gerenciamento de redes sociais. Participou do primeiro estágio visita do Senado Federal e assessoria de comunicação política nos últimos 2 anos.