Declaração

Barroso descarta riscos à democracia: “Atravessamos uma turbulência. Mas o avião é seguro e vai pousar em 2022”

O presidente do TSE ainda afirmou que fica um pouco preocupado com o número de vezes em que é perguntado sobre a possibilidade de golpes.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, descartou na segunda-feira (16), riscos à democracia brasileira, apesar do atrito entre instituições, em especial, do que chamou de ameaças pelo “populismo extremista, autoritário e golpista”.

“Gosto de achar que não há risco para a democracia no Brasil porque não há nem em nome de quê se dar um golpe. Falar em perigo comunista é risível no Brasil de hoje”, disse o ministro nesta tarde sem citar nomes.

Barroso, entretanto, disse que fica um pouco preocupado com o número de vezes em que é perguntado sobre a possibilidade de golpes, mesmo que não haja uma causa que legitime a ruptura democrática.

“Verdadeiramente acho que as instituições são sólidas e estamos atravessando uma turbulência. Mas o avião é seguro e vai conseguir pousar em 2022 com tranquilidade. Assim espero, assim desejo e para isso trabalho”, afirmou.

Ver mais:

>> Bolsonaro: ‘Há muito tempo, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF, extrapolam com atos os limites constitucionais’

Fundo eleitoral

Durante evento promovido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), Barroso disse que avalia como positiva a mudança sobre o financiamento de campanha e criação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o “fundão eleitoral”, em outubro de 2017. Segundo o ministro, a mudança encerra período de “imoralidade administrativa”.

Apesar dos elogios, Barroso sugeriu aprimoramentos ao atual mecanismo. Segundo Barroso, deveria haver regras legais para a destinação de recursos a fim de evitar, conforme modelo atual, “poder exacerbado” a dirigentes partidários. Entre os aperfeiçoamentos, o ministro salientou a ampliação dos recursos carimbados a candidaturas específicas.

 

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal