Tumulto

Após dia de caos, voos militares são retomados com avião lotado de pessoas em fuga do Afeganistão

Os voos de evacuação foram retomados nesta terça-feira (17) no aeroporto internacional com aviões lotados.

Um dia após cenas de caos e mortes serem registradas no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, durante a fuga desesperada de estrangeiros e afegãos do Talibã que tomou o controle do governo após retirada das tropas norte-americanas do país. Os voos de evacuação foram retomados nesta terça-feira (17) no aeroporto internacional com aviões lotados.

Porém os voos civis ainda não foram retomados. Tropas americanas e de outros países tomaram o controle do aeroporto Hamid Karzai, e apenas voos militares para a retirada de diplomatas e civis do país estão ocorrendo no local.

Após dia de caos, voos militares são retomados com avião lotado de pessoas em fuga do Afeganistão
Após dia de caos, voos militares são retomados com avião lotado de pessoas em fuga do Afeganistão. Foto: AFP
Após dia de caos, voos militares são retomados com avião lotado de pessoas em fuga do Afeganistão
Após dia de caos, voos militares são retomados com avião lotado de pessoas em fuga do Afeganistão. Foto: AFP

Ver mais:

>> Vídeo: Multidão invade o aeroporto de Cabul, no Afeganistão e várias pessoas se penduram no avião em tentativa de fuga

>> Após retomada ao poder, Talibã ordena que parte do Afeganistão pare vacinação contra a Covid-19

>> Grupo Talibã chega à capital Cabul, no Afeganistão, após saída de tropas norte-americanas

Caos

A operação foi suspensa no aeroporto na segunda-feira (16), após milhares de pessoas invadirem o local para tentar fugir do país, depois que o Talibã tomou a capital Cabul e voltou ao poder. Em meio ao desespero, afegãos tentaram invadir aviões estacionados e se agarraram a aeronaves prestes a decolar.

Um diplomata afirmou à agência de notícias Reuters que pelo menos 12 voos militares decolaram do local. Um avião da força aérea indiana evacuou mais de 170 pessoas, incluindo o embaixador da Índia no Afeganistão, segundo a agência.

A embaixada da França no país disse que um avião militar também decolou do local transportando cidadãos franceses (sem dizer quantos).

“A França está implementando os meios necessários para garantir a proteção de nossos compatriotas”, informou a embaixada.

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, afirmou à emissora Sky News que a situação está “se estabilizando” no aeroporto.

“É extremamente importante, não apenas para a estabilidade para os afegãos, mas criticamente para o nosso esforço de evacuação”.

Discurso de Biden 

O presidente americano, Joe Biden, que não havia se manifestado após o Talibã tomar o poder no Afeganistão, fez um pronunciamento na tarde de segunda-feira (16), depois das cenas de caos no aeroporto, e defendeu a decisão de retirar as tropas americanas do país.

“Os EUA não podem participar e morrer em uma guerra em que nem o próprio Afeganistão está disposto a lutar”, afirmou Biden.

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal