Abastecimento

Pernambuco recebe lote com mais de 70 mil doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer

Uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 chegou a Pernambuco na sexta-feira, 13 de agosto. As 11 caixas térmicas, com 71.370 imunizantes da Pfizer/BioNTech – destinados à aplicação da primeira dose – foram desembarcadas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre no final desta tarde. É o terceiro lote da Pfizer recebido esta semana.

Pela manhã, já haviam chegado ao Estado mais 114.120 vacinas da Coronavac/Butantan, totalizando 185.490 unidades recebidas.

Do aeroporto, as caixas térmicas seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI). As remessas da Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan serão encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres) na madrugada deste sábado (14.08), para que os gestores municipais façam a retirada.

“Apesar de os lotes estarem chegando a Pernambuco em dias e horários diferentes, ao longo dessas semanas, a logística que montamos desde o início da campanha de vacinação tem trabalhado de forma ágil, garantindo uma distribuição segura dos imunizantes aos municípios e o avanço da vacinação da nossa população”, comentou o governador Paulo Câmara.

Leia mais:
>>> Secretária-executiva fala sobre liberação de eventos de grande porte em Pernambuco a partir de testes já nas próximas semanas

Das 114.120 vacinas da Coronavac/Butantan, que serão utilizadas para a primeira dose e finalização do esquema vacinal, 920 fazem parte de uma doação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde (MS), essas vacinas servirão à imunização do grupo estabelecido no contrato celebrado entre a Conmebol e a empresa doadora. A lista nominal será enviada aos Estados, para destinar as doses contratadas ao grupo definido. As demais doses poderão ser utilizadas para vacinação da população.

“Reforço que a população deve se imunizar assim que abrir a vacinação para sua idade. E não deve deixar de tomar a segunda dose, pois só assim o organismo terá uma resposta mais efetiva contra o novo coronavírus”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 8.235.470 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.781.770 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.806.080 da Coronavac/Butantan, 1.475.370 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco