Educação

Mendonça destaca a importância da UFPE e comemora a reinauguração da concha acústica com recursos na sua gestão no MEC

O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, enviou nesta quinta-feira (12/08) mensagem para o reitor, Alfredo Gomes, parabenizando pelos 75 anos da Universidade Federal de Pernambuco e destacando a importância da instituição para o ensino, a produção do conhecimento e da pesquisa no Nordeste e no País.

“A UFPE é uma das melhores do Brasil. Tive o privilégio de, como ministro da Educação, contribuir para o seu desenvolvimento no Recife e no interior, liberando recursos para obras como a construção do prédio do Curso de Medicina do campus Caruaru, o cinema e a nova Concha Acústica, que foi reinaugurada ontem”, disse Mendonça Filho, reafirmando seu compromisso com ensino superior público.

Mendonça Filho colocou-se à disposição do reitor para continuar defendendo os interesses da UFPE e lembrou que na sua gestão no Ministério da Educação as universidades federais em todo o país recuperaram os repasses de custeio em 100% e de investimento aumentaram de 40% para 80%.

“É gratificante assistir à reinauguração da concha acústica e ver um equipamento desse porte sendo entregue para a população e saber que pude contribuir para a promoção da educação, da cultura e da arte”, afirmou.

Ver mais:

>> Mendonça Filho critica PEC aprovada no Senado que anistia partidos por lançarem ‘candidaturas laranjas’

No MEC, Mendonça autorizou recursos na ordem de R$ 36 milhões, em 2018, para as obras de reforma do complexo do Centro de Convenções da UFPE, que estava fechado ao público desde 2013. A reforma foi dividida em etapas, que abrangendo obras do cinema, da nova concha acústica, do estacionamento e do teatro. Para a recuperação do teatro a gestão de Mendonça autorizou recursos para a elaboração do projeto. As obras do Cinema da UFPE e da Concha Acústicas já foram concluídas e os dois equipamentos inaugurados.

O cinema foi inaugurado em outubro de 2019 com recursos liberados pela gestão de Mendonça para o projetor, mobiliário e parte da obra. Para a concha acústica, inaugurada ontem dentro das comemorações dos 75 anos da UFPE, foram liberados R$ 10 milhões em 2018. A nova Concha vai dar funcionalidade ao Centro de Convenções da UFPE, que vai voltar a realizar formaturas, shows e eventos científicos no novo equipamento, enquanto o teatro não é reformado. Em Pernambuco, as três universidades federais – UFPE, UFRPE e Univasf – receberam recursos para obras em todos os campi.

A UFPE recebeu recursos para a conclusão do prédio da Faculdade de Medicina do Recife, para a reforma da Faculdade de Direito do Recife, para a construção da sede do curso de medicina do campus Caruaru e para a reforma do Centro de Convenções, na Cidade Universitária, envolvendo o cinema, a concha acústica e o estacionamento. Em julho, Mendonça acompanhou os reitores da Universidade Federal Rural, Marcelo Carneiro leão, e do Instituto Federal, José Carlos de Sá, em audiências com o ministro da Educação, para solicitar a liberação de recursos para obras em vários campi no Recife, RMR e interior.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de Mendonça Filho