Resolução

Pernambuco: nova fase da flexibilização do Plano de Convivência começa nesta segunda (9); confira as atividades permitidas

Novos avanços no Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco começam nesta segunda-feira, 9 de agosto. Anunciado pelo Governo do Estado na última quinta-feira, 5 de agosto, essa medida se deu por causa da redução de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, detalhou as novidades, com todas as atividades econômicas podendo funcionar até meia-noite, em qualquer dia da semana. Além disso, haverá ampliação para 70% da capacidade total de ocupação dos serviços de alimentação, como bares e restaurantes.

Eventos corporativos, cinemas, teatros e circos também poderão funcionar com 70% do público, com a condicionante de que o total não ultrapasse o limite máximo de 300 pessoas.

“Essa mesma lógica vai valer para as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos e igrejas. Enquanto isso, os eventos sociais avançam para 50% da capacidade do local ou o limite máximo de 100 pessoas, o que for menor”, explicou.

Leia mais:
>>> Pernambuco planeja iniciar testes para realização de shows e eventos a partir de setembro

Em relação ao distanciamento mínimo, a secretária executiva informou que passará a ser de um metro em salões de beleza, clínicas, colações de grau, aulas da saudade ou cultos ecumênicos, eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, centros comerciais, feiras de negócios, igrejas e parques temáticos.

Também foi anunciado que os grupos musicais poderão atuar, a partir desta segunda (9), com até cinco integrantes e utilizando quaisquer instrumentos. No entanto, a permanência de pessoas em pé e a demarcação de pistas de dança seguem proibidas.

Realização de testes de shows

urante coletiva com a impressa, a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, disse que o governo tem a intenção de realizar alguns eventos-piloto já no mês de Setembro.

“Estamos observado a experiência de outros Estados que já realizaram eventos grandes. Além disso, em setembro também queremos realizar eventos-piloto para saber como funcionaria com as pessoas em pé, sentadas, com e sem máscara. Mas quem está vendendo ingressos está fazendo por sua conta e risco e poderá ter que devolver o dinheiro”, afirma Ana Paula.