Condolências

Paulo Câmara, João Campos, presidentes da Alepe e da Câmara do Recife lamentam morte de Joaquim Francisco

O ex-governador de Pernambuco faleceu nesta quinta-feira (3) aos 73 anos, vítima de câncer. Outros políticos também manifestaram solidariedade à família pelo falecimento.

Após a anúncio da morte do ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, várias autoridades lamentaram a perda e emitiram notas prestando os sentimentos aos familiares e amigos do político.

Joaquim morreu, na tarde desta terça-feira (3), aos 73 anos de idade e estava internado no Hospital Português, na área central da cidade, onde passava por tratamento contra câncer. Joaquim Francisco também foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Ele deixou a esposa e filhos. Esta reportagem está em atualização.

Governo de Pernambuco

Em nota, o governador Paulo Câmara lamentou a morte e decretou um luto oficial de sete dias em memória do ex-governador, além de manifestar solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos.

Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco”.

Prefeitura do Recife

O prefeito João Campos decretou luto oficial de sete dias em memória do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco que faleceu nesta terça-feira (3), em decorrência de complicações causadas por um câncer. Joaquim Francisco foi prefeito do Recife por duas vezes, entre 1983 e 1986 e no período de 1989 a 1990. Ele também foi deputado federal, ministro de Estado e governador de Pernambuco.

“Estamos decretando luto oficial por sete dias pelo falecimento do ex-governador e prefeito do Recife, Joaquim Francisco. De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses.  Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor”, declarou o prefeito João Campos.

Ver mais:

>> Morre o ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, aos 73 anos

Câmara Municipal do Recife

Através do presidente da Câmara, Romerinho Jabotá, a Câmara exaltou a ‘sinceridade e ética’ em que Joaquim se apresentou na vida política.

“A Câmara Municipal do Recife lamenta profundamente a morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética. Sempre soube disputar a partir das ideias, sem jamais agredir ou atacar adversários. Certamente nos fará uma enorme falta. À família e aos muitos admiradores e amigos, nossos mais sinceros pesares.

Presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá”.

Assembleia Legislativa de Pernambuco

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lembrou do ex-governador como ‘um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança’.

“Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança.

Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz.

03 de de agosto de 2021
Deputado Eriberto Medeiros
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco”

Deputado Daniel Coelho

O deputado federal, Daniel Coelho (Cidadania), lamentou a perda e o classificou como um homem público sério, competente e realizador.

“Meus sentimentos para todos amigos e familiares do ex-governador Joaquim Francisco. Em 2016, Joaquim foi para mim um apoiador e conselheiro. Para Pernambuco, um homem público sério, competente e realizador. Que Deus dê conforto e paz à sua família nessa hora difícil”.

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal