Inocente

TRE de SP absolve por unanimidade Ferdando Haddad e ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, em acusação de caixa 2

Na sessão judiciária na ultima terça-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo absolveu o ex-prefeito da capital (2013-2016) e candidato à Presidência nas Eleições 2018, Fernando Haddad, da condenação por falsidade ideológica eleitoral, imposta em agosto de 2019 por sentença do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Francisco Carlos Inouye Shintate.

O voto do relator, Afonso Celso da Silva, acompanhado unanimemente pelos demais julgadores, absolveu Haddad por ausência de provas. A condenação em primeiro grau entendeu haver falsidade ideológica na prestação de contas de campanha de 2012, com a inclusão de despesas consideradas não realizadas. Os gastos se referiam a contratos com empresas gráficas.

Leia Também: Humberto denuncia Bolsonaro ao TCU, PGR e TSE por live em que questionou vulnerabilidade das urnas eletrônicas em eleições passadas

A decisão declarou, ainda, a nulidade do julgamento dos crimes de bando ou quadrilha (art. 288 do Código Penal), organização criminosa (art. 1°, § 1°, da Lei 12.850/13), lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores (art. 1°, § 1°, da Lei 9.613/98) e corrupção passiva (art. 317 do Código Penal). Segundo destacado pelo relator, as referidas práticas criminosas não haviam sido descritas na denúncia apresentada nos autos.

Além de Fernando Haddad, a absolvição e a declaração de nulidade parcial da sentença de primeira instância alcançaram os corréus Francisco Macena da Silva, Francisco Carlos de Souza e Ronaldo Cândido de Jesus.

Fonte: TRE-SP