Cobrança

Em Camaragibe, população questiona forma de vacinação contra Covid-19 e dispara comentários nas redes sociais da Prefeitura

Camaragibe é a única cidade da Região Metropolitana do Recife, que ao solicitar cadastro dos municípes, promete retornar ligação avisando dia do agendamento para vacinar contra Covid-19. A forma adotada pela prefeita Dra Nadegi Queiroz (Republicanos), para imunizar os cidadãos sofre algumas críticas, em especial, pela demora no retorno com a informação data agendada.

A consequência da forma escolhida para vacinar a população coloca Camaragibe na última posição entre as cidades da Região Metropolitana do Recife na imunização contra Covid-19 do público geral, ou seja, sem comorbidades.

Camaragibe
Tabela de 31.07.21, referente a vacinação do público geral das cidades da RMR, com Camaragibe em última. Arte: Portal de Prefeitura

O Portal registrou as manifestações nas redes sociais da Prefeitura e da gestora municipal e observou a insatisfação da população que questiona o motivo de reduzir para uma nova faixa etária do público sem comorbidades, enquanto que não foi realizada a imunização da idade anterior. As reclamações podem ser observadas nos anúncios de 40, 38 e 35 anos do perfil oficial do Instagram. 

Camaragibe
População questiona forma de vacinação contra Covid-19 e emite comentários nas redes sociais da prefeitura. Arte: Portal de Prefeitura

Dentre várias reclamaçãoes estão a demora para receber o retorno da equipe de Saúde, Unidades de Saúde da Família sem vacina, site de cadastro com erro e tantas outras.

Na publicação do dia 24 de julho, por exemplo, quando foi informado o início da vacinação para a faixa etária de 38 anos, diversos comentários negativos foram feitos. Um internauta dispara: “Baixa para 38 anos e não tem vacina. Cadê as vacinas?”, questiona.

Outros questionamentos surgiram na publicação do dia 29 de julho no Instagram da prefeitura, quando foi informado a liberação do cadastro para as pessoas com 35 anos.

“Essa história de ligação…vou te contar…não vejo isso em lugar nenhum e olhe que a prefeita é medica, viu!” dispara furiosa uma pessoa.

“Pior esquema de agendamento que vi até agora… Esperar que liguem pra marcar o dia da vacina?”, escreveu outra.

“Gente não adianta baixar a idade porque não vão ligar. Fiz o o cadastro até agora ninguém me ligou”, pontuou uma internauta.

Comentários sobre reclamações da vacinação em Camaragibe.
Comentários sobre reclamações da vacinação em Camaragibe. Imagem: Reprodução/Rede Social

“Mentira! Quando vc chega no posto, dizem q está sem vacina, pra q postam isso?”, afirma uma moradora.

“Absurdo total nunca têm vacina no posto até hj têm pessoas esperando ligações para tomar vacina isso pq têm na faixa dos 48 anos e já querem 35 anos só para aumentar a demanda da espera”, revelou municípe.

“Estou com 39 anos e até agora não tomei a minha não sei o que acontece parece que os postos seguram as vacinas”, se queixou outra.

Comentários sobre reclamações da vacinação em Camaragibe
Comentários sobre reclamações da vacinação em Camaragibe. Imagem: Reprodução/Rede Social

Leia também:
>> Camaragibe ocupa a última posição entre as cidades da RMR na vacinação contra Covid-19 do público sem comorbidades

O procedimento seguido na cidade pede que os cidadãos que já são cadastrados em uma das 45 unidades básicas de saúde do município só precisam aguardar o contato das equipes do Programa Municipal de Imunização para realizar o agendamento. No caso dos munícipes não cadastrados na rede municipal de saúde, é preciso fazer o cadastro e agendamento por meio do Disque Vacina nos números (81) 9 9945-4405 e 2129-9570, das 8h às 15h, ou acessar o site https://vacinacovid.camaragibe.pe.gov.br.

Atualmente, a vacinação na cidade para o público geral, se encontra na faixa etária de 38 anos e iniciou na última sexta-feira, 30 de julho, o cadastro para quem tem 35 anos. 

Importante destacar que cadastro não é a mesma coisa que vacinação. No site da prefeitura de Camaragibe, a informação é clara ao afirmar que atualmente, além das pessoas em geral com idade a partir dos 38 anos, as equipes do Programa Nacional de Imunização no município, também estão imunizando pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos, profissionais da indústria, grávidas e puérperas, trabalhadores do setor de transporte coletivo de passageiros, caminhoneiros; os profissionais da educação, trabalhadores da indústria e construção civil; além de pessoas em situação de rua, todos os trabalhadores de saúde, mesmo que não atuem na linha de frente no combate à Covid-19, médicos veterinários e profissionais de educação física.

Mutirão

A Prefeitura de Camaragibe, por meio do Consultório na Rua, realizou, neste sábado, 31 de julho, ações voltadas à população em situação de rua. Além da vacinação contra a Covid-19, com dose única do imunizante da Janssen, essas pessoas receberam café da manhã, almoço, corte de cabelo e banho; e participarão de oficinas executadas em parceria com a ONG Fábrica Fazendo Arte.

A aplicação das doses foi realizada pela equipe de saúde do Programa Nacional de Imunização do município. As ações aconteceram das 8h às 12h, no espaço de convivência do Consultório na Rua, localizado na Avenida Girassol, número 7, Bairro Novo do Carmelo, próximo ao Mercado Municipal.