Críticas

Braga Netto nega ameaça a Arthur Lira e desmente Estadão, acusando jornal de “desinformação”

O ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, rebateu nesta quinta-feira (22) uma matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo que informava que ele teria ameaçado o presidente da Câmara, Arthur Lira, de que não haveria eleições em 2022 caso não fosse aprovado voto impresso auditável. Braga Netto disse que se trata de uma “desinformação”.

O general afirmou que foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro e leu uma nota, posteriormente publicada no site do Ministério.

“O Ministro da Defesa não se comunica com os presidentes dos Poderes por meio de interlocutores. Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República, em um momento que exige a união nacional”, afirmou o ministro.

Braga Netto também aproveitou para reiterar que “as Forças Armadas atuam e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do país e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro”.

“A discussão sobre o voto eletrônico auditável, por meio de comprovante impresso, é legítima, defendida pelo governo federal e está sendo analisada pelo parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema”, encerrou.

Ver mais:

>> Senador do PT irá ao STF contra Braga Netto, após ministro emitir nota oficial

Confira a nota na íntegra:

“Em relação à matéria publicada em veículo de imprensa, no dia de hoje, que atribui a mim mensagens tentando criar uma narrativa sobre ameaças feitas por interlocutores a presidente de outro Poder, o Ministro da Defesa informa que não se comunica com os presidentes dos Poderes por meio de interlocutores.

Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República, em um momento que exige a união nacional.

O Ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do país e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro.

Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias.

A discussão sobre o voto eletrônico auditável, por meio de comprovante impresso, é legítima, defendida pelo governo federal e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema.

Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa”