Declaração

Humberto diz que há possibilidade de Bolsonaro responder por crime contra humanidade no Tribunal Penal Internacional

O senador pelo PT Humberto Costa, disse que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 pode indiciar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por cometer crimes durante sua gestão no enfrentamento a Covid-19. O senador disse que se for aprovado “crime contra a humanidade, o crime de genocídio, também cabe uma representação junto ao Tribunal Penal de Haia”.

Veja também:
>>>Vídeo: Em entrevista, Bolsonaro diz que “ivermectina mata bichas”

“O presidente pode ser indiciado. Não tenho nenhuma dúvida. No caso de Bolsonaro, temos que tratar com três ou quatro cenários. O primeiro é o dos crimes de responsabilidade, e o presidente os cometeu. Ele, por exemplo, atentou contra a vida das pessoas, não cumpriu seu papel de proteger o direito à vida. Outra questão são os crimes comuns. Ele cometeu crimes contra a saúde pública, disseminou a pandemia, boicotou medidas para prevenção da ampliação do coronavírus. E cometeu crimes contra os direitos humanos. Se aprovarmos o crime contra a humanidade, o crime de genocídio, também cabe uma representação junto ao Tribunal Penal de Haia”, disse Humberto em entrevista ao ao Correio Braziliense.

O senador demonstra preocupação com a disseminação de fake news, que para ele extrapola a pandemia do novo coronavírus, além da questão das vacinas e, por conta disso, a CPI deverá atuar em mais de uma frente, sem desviar o foco na corrupção.

“Acho que tem alguns temas que nós precisamos abordar, como o das fake news; o tema relativo ao uso desses medicamentos sem eficácia, as ações do governo para viabilizar isso. Temos uma pauta central, que é a questão da corrupção. Mas temos que desvendar algumas coisas da Covaxin, Davati e desnudar o papel de algumas figuras, especialmente desse reverendo Amilton (Gomes de Paula), olhar um pouco essa cadeia de comando que se envolveu em toda essa tentativa de fraude”, afirmou o senador.