Posicionamento

Papa diz que 'está do lado do povo de Cuba', após frequentes protestos no país comandado por partido comunista

Durante primeira aparição pública depois de 11 dias internado num hospital por causa de cirurgia no intestino, o Papa Francisco disse no domingo, 18 de julho, ‘estar do lado do povo de Cuba nestes tempos difíceis’.

A declaração do pontífice se deu após  grandes e constantes protestos terem abalado o país governado pelo Partido Comunista em escala nunca antes vista. Papa, Papa Francisco faz apelo e clama por paz e diálogo em Cuba, após protestos no país governado pelo Partido ComunistaPapa, Papa Francisco faz apelo e clama por paz e diálogo em Cuba, após protestos no país governado pelo Partido Comunista

“Estou ao lado do querido povo de Cuba nestes tempos difíceis”, disse Francisco em seu pronunciamento semanal aos fieis na Praça São Pedro.

Ao final da oração mariana, o Pontífice manifestou sua proximidade à população, em especial às famílias que mais sofrem.

“Peço ao Senhor que o ajude a construir em paz, diálogo e solidariedade uma sociedade sempre mais justa e fraterna. Exorto todos os cubanos a se entregarem à materna proteção da Virgem Maria da Caridade do Cobre. Ela os acompanhará neste caminho”, foram as palavras do Papa ao final do Angelus dominical. Na Praça, havia inúmeras bandeira de Cuba.

Leia mais:
>>> Papa Francisco agradece orações de fiéis por sua saúde depois de procedimento cirúrgico no intestino em que lhe gerava muitas dores

Há uma semana, milhares de cubanos protestam contra a deterioração da situação econômica e social que atravessa o país e que se agravou acentuadamente com a pandemia.

No decorrer dos últimos dias, os bispos da Conferência Episcopal, do Conselho Episcopal Latino-americano, as Caritas local e internacional manifestaram sua preocupação, pedindo diálogo e respeito de ambas as partes.

Os prelados dizem entender que “o Governo tem responsabilidades e que tem procurado tomar medidas para amenizar as referidas dificuldades”, mas também entendem “que o povo tem o direito de expressar suas necessidades, anseios e esperanças” e se expressar publicamente contra “algumas medidas que foram tomadas e que o afetam seriamente.”

O papa também pediu o fim da violência na África do Sul e classificou como uma “catástrofe” as enchentes mortais na Alemanha, Bélgica e Holanda.

Da redação do Portal com informações do Vatican News