Visita

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, cumpre agenda em Fernando de Noronha

Nesta sexta-feira (16), Milton Ribeiro visitou a creche da Ilha, reuniu-se com o Conselho Distrital e participou de curso ofertado pela Fundaj.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro,  cumpriu agenda nesta sexta-feira (16) na Ilha de Fernando de Noronha. Acompanhado do presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, o ministro visitou o Centro Integrado de Ensino Infantil Bem-Me-Quer sendo recebido pela superintendente de Educação da Administração de Fernando de Noronha, Rúbia Uchôa, a representante da unidade de ensino, Sandra do Monte, o presidente do Conselho Distrital de Noronha, Otávio Minervino, e por representantes do Corpo de Bombeiros, Força Aérea Brasileira e do Projeto Golfinho Rotador.

A Bem-Me-Quer tem 217 alunos de quatro meses a seis anos. A escola, segundo apontado pelo presidente do Conselho Distrital e pelos conselheiros Artur Cândido e Marilde Costa, precisa de reformas como a recuperação do telhado, uma nova cozinha e lavanderia, além da ampliação com a construção de novas salas de aula. O custo estimado é de R$ 5 milhões. O ministro solicitou aos conselheiros o envio do projeto ao Ministério da Educação.

Na reunião, os membros do  Conselho solicitaram apoio na melhoria da internet da Ilha para a realização de Ensino a Distância e estudo de impacto ambiental para reduzir o custo com o tratamento do lixo. Atualmente, segundo os conselheiros, 70% do valor arrecadado com a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) usado para custear o envio dos resíduos para o continente.

Milton Ribeiro solicitou que a Fundaj faça uma nota técnica sobre a situação do lixo, tendo o presidente da Instituição, Antônio Campos, garantido o  envio de servidores da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) para realizar o trabalho ainda neste mês.

“A Fundaj faz parte do MEC e tem profissionais capacitados para tal. Há questões solicitadas que não são da Educação, mas que levarei aos ministros das respectivas pastas”, ressaltou o ministro.

À noite, Milton Ribeiro participou da aula da Capacitação para Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha, realizada na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha, onde foi recebido pela gestora da unidade de ensino, Taynee Hadade, pelo coordenador-geral da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundaj, Leonardo Cruz, e pela coordenadora pedagógica do curso, Andrea Berenguer.

“Adquirir mais conhecimento é um investimento que vocês estão fazendo em vocês e para suas famílias. Quero parabenizar cada um de vocês por depois de uma jornada de trabalho estarem numa sala de aula”, disse o ministro aos alunos.

Ver mais:

>> Ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que MEC nunca foi contra internet para estudantes, mas, que há outras prioridades

O presidente da Fundaj adiantou que a Instituição quer ouvir todos os que estão participando destas primeiras turmas para que a capacitação se adeque ainda mais às necessidades dos condutores. “É uma primeira semente plantada aqui em Noronha. Por isso é  importante que vocês informem, no formulário de avaliação do curso, o que estão achando. Que apontem em que podemos melhorar”, ressaltou.

Para o presidente da Associação de Condutores de Fernando de Noronha, Demetrius Sandoval, que está participando da formação, a capacitação preenche uma lacuna dos profissionais do arquipélago.

“Estávamos carentes dessa formação “,  afirmou. Opinião compartilhada  por Eliziane Albuquerque, guia turística em Noronha há 18 anos. “Este curso está sendo muito válido”, disse.

Capacitação

Com 120 horas de duração, a formação foi pensada para colaborar com o cumprimento do Plano de Retomada do Turismo, lançado pelo Governo Federal, em novembro do ano passado. A formação é dividida em 4 módulos. Três turmas já estão em andamento, e a quarta será iniciada em setembro. Até dezembro deste ano, a meta é concluir a capacitação de 100 condutores que já exercem a atividade.

No primeiro módulo da capacitação, os alunos aprendem sobre o turismo, a importância da gestão ambiental, da prevenção de riscos e sobre a responsabilidade civil e a legislação para a atividade. Já no segundo módulo, eles são ensinados sobre Salvamento e Primeiros Socorros.

O tema do terceiro módulo é “Inovação e Marketing”. Os condutores aprendem sobre inovação, criatividade e a importância de se criar novos roteiros. Eles também entendem sobre técnicas de vendas e a qualidade no atendimento e na condução dos visitantes. No quarto módulo e último, eles aprendem algumas noções de inglês.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal