Ato

Manifestantes protestam na França contra a vacinação obrigatória

Milhares de manifestantes marcharam pela França, neste sábado (17), para protestar contra os planos do presidente Emmanuel Macron de implementar a imunização obrigatória dos profissionais de saúde e exigir um “passaporte da vacinação” para entrar em locais como bares, restaurantes e cinemas.

Além da capital Paris, os protestos ocorrem nas maiores cidades do país, como Marselha, Lyon e Lille, assim como em muitos outros centros urbanos franceses.

Na última semana, como noticiou a Renova, Macron anunciou medidas controversas, que os manifestantes afirmam infringir a liberdade dos cidadãos.

Manifestantes protestam na França contra a vacinação obrigatória
Manifestantes protestam na França contra a vacinação obrigatória. Foto: Divulgação

As medidas já haviam gerado protestos no início desta semana, forçando a polícia a usar gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

“Cada um é soberano em seu próprio corpo. De forma alguma um presidente da República tem o direito de decidir sobre minha saúde individual“, disse uma manifestante em Paris que se identificou como Chrystelle.

Ver mais:

>> Manifestante agride presidente da França, Emmanuel Macron, com tapa no rosto; veja o vídeo

“Estamos em uma ditadura, estamos em uma tirania (…). Isso se chama apartheid entre ‘vacinados e não-vacinados'”, afirmou o político de extrema direita Florian Philippot, que encabeçava a marcha contra o governo.

As informações foram divulgadas pelo site Swiss Info em parceria com a agência Associated Press.