Ação

Estação da Diversidade chega no bairro do Ibura na segunda-feira (19)

Uma unidade móvel para divulgar os serviços da Prefeitura do Recife voltados à população LGBTI+. Esse é o objetivo da Estação da Diversidade. A iniciativa ainda pretende mapear as demandas dessa população, visando prevenir violências e garantir acesso a políticas públicas.

A iniciativa está sendo promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Nesta segunda-feira (19), das 14h às 17h, a Estação da Diversidade estará na Praça da UR-5, que fica na Rua Capitão Vicente Curado, no bairro do Ibura.

Na última segunda-feira (12), a Estação da Diversidade estacionou na Praça Dom Vital, no bairro de São José, e acolheu demandas solicitadas para retificação do nome, atendimento psicológico, serviços de saúde e de assistência social, entre outros.

Além das equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos), também estão envolvidas na ação profissionais das secretarias da Assistência Social, de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Juventude, da Saúde e da Mulher.

A Estação da Diversidade é uma unidade móvel que divulga os serviços de atenção e cuidado às pessoas LGBTI+, realiza encaminhamentos e busca mapear as demandas do segmento em seus respectivos territórios. Durante esta etapa inicial da ação, o veículo estará em uma localidade diferente sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h.

Ver mais:

>> João Campos destaca importância da Nossa Senhora do Carmo para o Recife

Centro LGBT

Inaugurado pela Prefeitura do Recife em 2014, o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica.

Trata-se do primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicól,ogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de 2,3 mil usuários cadastrados e realizou mais de 12 mil atendimentos. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e está funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Estação da Diversidade chega no bairro do Ibura na segunda-feira (19)
Estação da Diversidade chega no bairro do Ibura na segunda-feira (19). Foto: Divulgação/ PCR

Denúncia Online

Lançado em 2018, a plataforma online de denúncias contra LGBTfobia está disponível no site da Prefeitura do Recife, por meio do link http://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. O canal recebe registro de casos com base nas leis municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, punindo os estabelecimentos públicos ou particulares, empresas ou organizações sociais que desrespeitarem as legislações.

Após o registro da denúncia, a equipe da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), em conjunto com órgãos administrativos da Prefeitura, dá início a um processo administrativo para a apuração da denúncia e, se for o caso, as punições impostas pelas leis são aplicadas. Além disso, a GLOS também se dispõe a propor ações educativas junto aos estabelecimentos que forem denunciados. Outros tipos de discriminação e violência, não previstos na legislação, podem procurar o Centro LGBT.

A Estação da Diversidade – Unidade móvel que divulgará os serviços da Prefeitura do Recife voltados para a população LGBTI+ na segunda-feira (19), das 14h às 17h, na Praça da UR-5, Rua Capitão Vicente Curado, Ibura.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife