Apoio

Bolsonaristas convocam nova manifestação no Recife em apoio ao presidente Jair Bolsonaro; veja quando

Uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está sendo divulgada por bolsonaristas para o próximo domingo, dia 17 de Julho, a partir das 9h, no Recife Antigo, com concentração no Marco Zero.

A publicação é do movimento ‘União Direitista PE’ e diz “chegou a hora de defender o meu país!”, com uma pequena logomarca com a frase “Pernambuco no rumo certo”. O evento convocado pelos bolsonaristas ocorre após polêmicas envolvendo o presidente da República, inclusive com ameaça de não ter eleições no próximo ano caso não fosse implementado o ‘voto impresso’.

Veja também:
>>>Bolsonaro chama de “três patetas” os senadores Renan, Omar e Randolfe por acreditarem em propina para compra de vacina

>>>Vídeo: Bolsonaro surpreende jornalistas ao rezar ‘Pai Nosso’ durante coletiva para evitar perder a calma com profissionais da comunicação

Confira: 

Voto impresso

Em junho, presidentes de 11 partidos se posicionaram contra a implementação do voto impresso. O modelo auditável é defendido por Bolsonaro, que prega que o atual sistema eleitoral, com urnas eletrônicas sem a impressão dos votos, permite fraude.

A Câmara dos Deputados discute uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o voto impresso. O texto, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), estipula a inclusão de um artigo na Constituição Federal para que, “na votação e durante a apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria”.

Bolsonaro tem escalado a retórica contra o atual sistema eleitoral. Na quarta-feira (7), o chefe do Executivo federal afirmou que o seu lado “pode não aceitar o resultado” das eleições do próximo ano.

“Eles vão arranjar problemas para o ano que vem. Se esse método continuar aí, sem inclusive a contagem pública, eles vão ter problema, porque algum lado pode não aceitar o resultado. Esse lado obviamente é o nosso lado, que pode não aceitar esse resultado. Nós queremos transparência. […] Havendo problemas, vamos recontar”, disse.

Na semana anterior, ele afirmou que só passará a faixa presidencial se o voto for impresso.

“Eu entrego a faixa presidencial para qualquer um que ganhar de mim na urna de forma limpa. Na fraude, não” declarou durante transmissão ao vivo nas redes sociais, em 1º de julho.