Parceria

Prefeitura do Recife e Governo de PE firmam convênio que concederá 50 mil escrituras para casas provenientes de ocupações

Foi formalizado na última sexta-feira, 9 de julho, em ato no Palácio do Campo das Princesas, um convênio entre a prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco, que garante a realização do programa A Casa é Sua, pela gestão municipal, e do programa Propriedade Legal, pelo Governo do Estado.

Boa parte das comunidades do Recife são oriundas de ocupações e da luta do povo. E não ter um documento que comprove que o imóvel é seu acarreta diversas dificuldades. Para assegurar a cidadania desses recifenses, o prefeito do Recife João Campos e o governador Paulo Câmara firmaram convênio de cooperação técnica para a regularização fundiária e entrega de títulos de posse e, consequentemente promoção do reordenamento urbano.

“A gente acabou de assinar um convênio entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado para garantir a realização de 50 mil regularizações fundiárias na cidade. As escrituras das casas vão ser registradas em cartório. Então a Prefeitura tem uma parte das áreas que serão regularizadas e o Governo do Estado tem outras e com isso a gente unifica tudo para ser um esforço conjunto”, afirmou o gestor municipal.

Leia mais:
>>> Em entrevista à CNN, João Campos destaca 1 milhão de doses no Recife e reforça expectativa de vacinar população adulta até setembro

“Lembrando que nós também estamos enviando no âmbito do município do Recife uma lei para garantir que nenhuma família de baixa renda vão ser cobradas por IPTU, a gente não está fazendo isso para arrecadar IPTU, a gente está fazendo isso para garantir que as famílias terão o direito a sua casa e uma escritura registrada em cartório e esse patrimônio é da família e ninguém toma”, completou ele.

Já o governador de Pernambuco Paulo Câmara adiantou que a cooperação técnica vai avançar rapidamente.

“Quero agradecer a Prefeitura do Recife por esse convênio e vamos trabalhar em conjunto. Nós temos pressa e é muito importante darmos celeridade a esse programa. Para que a posse, a propriedade, registrada em cartório, seja devidamente regularizada e que as famílias tenham tranquilidade para viver cada vez melhor no Recife e em Pernambuco.”

A entrega dos títulos foi um compromisso firmado pelo prefeito João Campos, ainda em 2020. O programa de regularização fundiária é fruto das reivindicações coletivas de homens e mulheres que constroem o cotidiano das cidades e do compromisso de gestores públicos, que são capazes de escutar a população e transformar pautas em planejamento, metas e resultados.

Neste sentido, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado integraram as políticas públicas para promover em conjunto os programas ‘A Casa é Sua’ e ‘Regularização Fundiária’, respectivamente. A ação tem o objetivo de regularizar os imóveis urbanos oriundos de ocupações consolidadas, além do reordenamento urbano.

Sendo assim, município e estado promovem o cumprimento da função social e da propriedade, e, ainda, garante acessibilidade à terra legal e urbanizada para famílias.  Nos doze meses iniciais do convênio estão previstas a entrega de 15 mil escrituras, da meta do município que são de 50 mil escrituras até 2024.

O convênio visa à formulação e a implementação de medidas conjuntas voltadas ao aperfeiçoamento e facilitação da Regularização Fundiária, criando e articulando mecanismos para efetivação da transmissão da propriedade, ou a conversão da posse em propriedade.

À Prefeitura do Recife, caberá processar, analisar e aprovar os projetos de regularização fundiária, nos termos da Lei nº 13.465/2017, e subsidiariamente a Lei Estadual nº 15.211/2013. Ao Governo do Estado, por meio da Pernambuco Participações e Investimentos S.A. (Perpart), realizar o selamento dos imóveis e o cadastramento social das famílias ocupantes das unidades imobiliárias passíveis de regularização.

Além do Levantamento topográfico georreferenciado de cada área a ser regularizada. Em conjunto, Prefeitura e Estado entregarão os títulos de propriedade.

De acordo com o diretor presidente da Perpart, Nilton Mota, o convênio com o Recife vai ser exemplo para convênios com outras cidades do estado.

“Hoje o governador Paulo Câmara e o prefeito João Campos assinaram um importante convênio que vai dar condições de a gente fazer um grande trabalho aqui no Recife, tratando da regularização fundiária para as pessoas que mais precisam. Uma ação importante que vai dialogar, inclusive, recuperando o direito dessas pessoas. A gente sabe que o Recife é uma cidade ocupada e quem anda na nas comunidades sabe o que significa ter uma oportunidade de ter uma escritura registrada em cartório. E esse convênio vai dar condição da Perpart, junto com a Prefeitura da Cidade do Recife avançar cada vez mais nessa ação. Inclusive vamos pegar esse modelo de parceria e levar para todo Pernambuco. As 184 cidades, a partir do Recife, terão a oportunidade de a gente trabalhar junto”, explicou. 

O novo ciclo de regularização fundiária da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco contempla diversas legislações, tais como: Lei Estadual n.º 15.211/2013 (Institui a política pública estadual de regularização fundiária jurídico dominial de interesse social), Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), Lei nº 13.465/2017 (Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana), Lei Municipal n º 14.497/87 e Lei Complementar nº 02/2021 (Plano diretor do Recife).

Conta-se também, com o Provimento Conjunto nº 001/2013 do TJPE, que dispõe sobre o registro da Regularização Fundiária de Interesse Social de assentamentos consolidados sobre imóveis urbanos e a titulação de seus ocupantes, com vistas a garantir o direito social à moradia, ao pleno desenvolvimento da função social da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife