Opinião

Daniel Coelho sobre Bolsonaro: "Presidente não decide se vai ter ou não eleição"

O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) criticou o recente posicionamento do presidente Jair Bolsonaro sobre as eleições de 2022, colocando em dúvida o pleito.

Nesta quinta-feira (8), o chefe do Executivo federal afirmou que “ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”. A declaração foi vista como uma ameaça do gestor ao processo eleitoral.

Em suas redes sociais, o parlamentar pernambucano afirmou que a Constituição é responsável por determinar quando serão realizadas as eleições e que a tentativa de ameaça ao texto constitucional é crime de responsabilidade.

“Bolsonaro não tem o direito de dizer que só tem eleição se for com a regra que ele deseja. O presidente não decide se vai ter ou não eleição. A Constituição Federal determina que tenha eleição. E vai ter!!! Tentar impedir: artigo 4º da CF é claro! O artigo 4º que me refiro é o da Lei da 1079. Lei do Crime de Responsabilidade. A lei diz o que acontece com quem ameaça a Constituição”, afirmou.

Ver mais:

>> Partidos políticos divulgam nota em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, após falas de Bolsonaro

O partido de Daniel, o Cidadania foi uma das siglas que divulgaram nota no sábado (10) reafirmando a importância das instituições brasileiras, dos valores democráticos e do sistema eleitoral do país. partidos, Partidos políticos divulgam nota em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, após falas de Bolsonaro

As manifestações ocorrem após declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre supostas fraudes nas eleições de 2014. Bolsonaro disse que, sem voto impresso auditável, o Brasil pode não ter o pleito de 2022.