Oposição

Mulheres do PT se levantam contra Bolsonaro em relação ao voto impresso: "Esse é o desespero da volta de Lula"

Mulheres que compõem o Partido dos Trabalhadores (PT) se colocaram contra a PEC 135/2019 que está em andamento na Câmara Federal sobre ‘voto impresso’. A proposta seria votada nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), no entanto lideranças de dez partidos se manifestaram contra essa medida e conseguiram adiar essa decisão.

“O objetivo de Jair Bolsonaro é claro: quer desestabilizar a credibilidade do processo eleitoral para insuflar a população em caso de derrota no próximo pleito. Esse é o desespero da volta de Lula nas próximas eleições. E, mais do que isso, é um ataque ao processo democrático. Nós, mulheres, não vamos permitir esse retrocesso”, explica Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

Veja também:
>>>‘Impedir a realização das eleições configura crime de responsabilidade’, diz Roberto Barroso em nome do STF

No plenário da Câmara Federal, a deputada Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, reforçou a importância do sigilo do voto e da segurança eleitoral.

“Eu não posso achar outro objetivo do presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores em defender o voto impresso com tanta veemência e desacreditar a urna eletrônica que não o de tumultuar o processo eleitoral, questionar e jogar para a desestabilizar a democracia. Não. Nós não precisamos do voto impresso. Nós não precisamos do negacionismo eleitoral”, afirmou Gleisi.

A deputada estadual Márcia Lia (PT/SP) falou sobre a possibilidade de manipulação do resultado eleitoral. De acordo com Márcia Lia, Jair Bolsonaro tem feito uso de fakenews para garantir que a população compre esse discurso da necessidade do voto impresso, alegando que Cuba usa voto eletrônico, que só países comunistas usam as urnas eletrônicas e que as urnas brasileiras foram recusadas em vários países por causa de fraudes.

Supremo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, reafirmou na sexta, 9 de julho, que jamais foi registrada nenhuma fraude desde a implantação das urnas eletrônicas, em 1996. Segundo Barroso, o sistema é integro e permitiu a alternância no poder.Impedir, ‘Impedir a realização das eleições configura crime de responsabilidade’, diz Roberto Barroso em nome do STFImpedir, ‘Impedir a realização das eleições configura crime de responsabilidade’, diz Roberto Barroso em nome do STF Em nota, também afirmou que ‘impedir a ocorrência da eleição viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade’, disse parte do texto.

A manifestação de Barroso foi feita após declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro na manhã de hoje. Durante conversa com apoiadores, Bolsonaro voltou a defender o voto impresso para auditar os resultados das eleições de 2022 e disse que “a fraude está no TSE”.