Fornecimento

Ministério da Saúde recebe mais 4 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra Covid-19 da Fiocruz

Fiocruz entrega mais 4 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra Covid-19 ao Ministério da Saúde

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) entregou na sexta-feira, 9 de julho, mais 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 ao Ministério da Saúde.

A liberação do lote semanal de vacinas faz com que a fundação se aproxime da marca de 70 milhões de doses entregues, com 69,9 milhões. Desse total, 4 milhões foram importadas prontas do Instituto Serum, na Índia, e as demais foram produzidas por Bio-Manguinhos.

Das doses entregues hoje, 212 mil ficarão para o estado do Rio de Janeiro, e as outras devem seguir para São Paulo, de onde serão distribuídas para as demais unidades da Federação.

Leia mais:
>>> Brasil registra queda no número de óbitos por covid-19, diz Fiocruz

A Fiocruz aguarda a chegada dos últimos lotes de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) prevista no acordo de encomenda tecnológica, assinado no ano passado com a farmacêutica europeia. O acordo prevê que a fundação receberá IFA para produzir 100,4 milhões de doses.

Segundo a Fiocruz, o quantitativo do insumo já entregue a Bio-Manguinhos garante as entregas de vacinas até 23 de julho, mas é inferior à capacidade produtiva do instituto, que é capaz de fabricar mais de 1 milhão de doses por dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que ao longo do mês de julho a Fiocruz disponibilize, no total, 12 milhões de doses de vacinas. Para agosto e setembro, a previsão é que a Fundação produza e entregue mais 26 milhões de doses.

Ainda segundo a pasta, o ministério recebeu nesta semana 600 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech e 937 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Agência Brasil

Antecipação da 2° dose

A Prefeitura do Recife antecipou o prazo de aplicação da segunda dose do imunizante da Astrazeneca/Fiocruz. Os moradores da cidade, que já tiverem tomado a primeira dose dessa vacina há, pelo menos, 60 dias terão a possibilidade de completar o seu esquema vacinal em um período mais curto.

Na capital pernambucana, aproximadamente 90 mil pessoas já estão aptas a receber a dose de reforço nesse prazo.