Campanha

Prefeitura da Vitória de Santo Antão realiza ‘Dia D’ de vacinação contra gripe neste sábado (10); veja onde se vacinar

O objetivo da ação é imunizar o maior número de pessoas dos grupos prioritários em um único dia no município.

A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Prefeitura da Vitória de Santo Antão realiza neste sábado, 10 de julho, o ‘Dia D’ da vacinação contra gripe. Na data, as unidades básicas de saúde, além do Centro de Saúde da Mulher, na Avenida Silva Jardim, na Matriz, a Policlínica da Criança, na Rua Demócrito Cavalcanti, no Livramento, e um ponto montado na Avenida Mariana Amália (ao lado da Farmácia Santo Antão) estarão vacinando o público prioritário contra a influenza.

O objetivo da ação, que acontece das 8h às 16h, é imunizar o maior número de pessoas desses grupos prioritários em um único dia. Fazem parte desse público crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Leia mais:
>>> Em Vitória, prefeitura começa a distribuição dos kits de merenda escolar para os alunos da rede municipal

No momento da vacinação, que não precisa ser agendada, deve-se apresentar cartão de vacinação e cartão SUS ou CPF. Deverão ser levados ainda comprovante de gestação ou de parto em até 45 dias, para as puérperas; comprovação de vínculo ou categoria, para integrantes dos grupos profissionais; e prescrição médica, aos portadores de doenças crônicas.

A campanha de vacinação da gripe ocorre de forma paralela a da Covid-19. Por isso, é necessário ficar atento ao intervalo de 15 dias entre a aplicação dos dois tipos de vacina.

Baixa adesão

Em Vitória a campanha começou no dia 12 de abril e até o início da semana imunizou apenas 12.140 pessoas, o que representa somente 22,9%. Os baixos índices de adesão dos grupos prioritários são observados em todo o Estado, por isso, mesmo com a liberação do Ministério da Saúde em ampliar a vacinação para a população geral, a Secretaria de Saúde de Pernambuco decidiu não aderir a sugestão para que os grupos prioritários sejam contemplados.

O secretário de Saúde e Bem-Estar, Eudes Lorena, alerta sobre a importância da adesão à campanha.

“É importante que as pessoas desses grupos prioritários procurem uma unidade de saúde para ser vacinado, pois elas formam o grupo de maior risco para as doenças respiratórias e têm mais chances de desenvolver complicações. Em um momento de pandemia que estamos vivendo, torna-se ainda mais relevante proteger-se contra síndromes respiratórias, até mesmo para evitar a ocupação dos hospitais”, pontua Lorena.

Mais ações

Ao longo do ‘Dia D’, além da vacinação, outras ações serão desenvolvidas. Nas unidades de saúde, haverá atendimento de saúde bucal, plantão psicológico, avaliação nutricional, orientações posturais e acolhimento com assistência social.

No CESMU, mudas do Programa Farmácia Viva serão distribuídas e, na Praça da Matriz, às 16h, para marcar o encerramento do ‘dia D’ contra a gripe, haverá um aulão do Movimenta Vitória, projeto que oferece atividades físicas para a população vitoriense.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Vitória de Santo Antão

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal