Nesta quarta-feira, 7 de julho, o apresentador Sikêra Jr. perdeu sua conta no Instagram, com mais de seis milhões de seguidores, após chamar de “raça desgraçada” as pessoas da comunidade LGBTQIA+, em reação a polêmica da peça publicitária do Burger King, na qual crianças falam sobre diversidade sexual.
Veja mais:
>>>Sikêra Jr diz que se excedeu em chamar homossexuais de raça desgraçada ao comentar propaganda LGBTQIA+ da Burger King
O comunicador vem sendo criticado desde então, e o programa Alerta Nacional, que ele apresenta na emissora, vem perdendo patrocinadores, cerca de 30 deles até o momento.
Sikêra Jr. disse que “a criançada está sendo usada. Um povo lacrador que não convence mais os adultos e agora vão usar as crianças… Deixa essa tara, não vem para o lado das crianças… A gente tá calado engolindo essa raça desgraçada… O comercial é podre, nojento, ridículo”, disse o apresentador ao vivo, ao comentar a campanha do Burger King em respeito à diversidade.
Por causa do comentário, Sikêra Jr. responde a uma ação civil pública do Ministério Público Federal e da Associação Nuances (Grupo pela Livre Expressão Sexual). No processo, é pedido que o apresentador e a RedeTV! sejam condenados a pagar R$ 10 milhões por danos morais coletivos. O valor será destinado à estruturação de centros de cidadania LGBTQIA+.
Sikêra reconheceu que cometeu um excesso provocado pelo “calor do momento”.
“Eu preciso reconhecer que me excedi no calor do comentário, defendendo a inocência de crianças que eu sempre defendi. Posso ter usado palavras [de] que me arrependo. Sou humano. Errei, erro e vou errar”, declarou.
No entanto, Sikêra ressaltou que se arrepende apenas da forma como colocou as palavras, mas segue discordando da postura da rede de fast food, ao expor crianças.
“Como pai e avô, não posso me calar quando vejo crianças sendo usadas como peças publicitárias para venderem ideologias. Elas precisam brincar, estudar e ser crianças”, disse o apresentador.
“A você, que se sentiu ofendido, eu lhe peço perdão. Extrapolei como nunca e continuo contra o que vi no comercial. Mas, como pai de família e homem de bem, o que posso fazer neste momento é pedir perdão”, endossou.
Após polêmica, a RedeTV! resolveu se manifestar e emitir um comunicado à imprensa dizendo que respeita à diversidade.
“No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional”.
72