Segurança

Programa 'Alerta Bike' ajuda a recuperar bicicletas roubadas em Pernambuco; saiba como se cadastrar no sistema

A tecnologia mais uma vez é colocada a serviço da segurança pública. O sistema Alerta da SDS, que era formado pelo Alerta Celular, ganha mais um programa: o Alerta Bike. O lançamento do novo projeto foi realizado no dia 30 de junho, no auditório da Secretaria de Defesa Social.

Recife possui uma malha cicloviária de 150 km e isso deve aumentar. Cada vez mais as pessoas estão aderindo ao uso de bicicletas e na mesma proporção os crimes relacionados ao veículo de 2007 até o ano passado, esse tipo de crime aumentou em 19%. O principal objetivo do programa é combater o comércio ilegal, os furtos e os roubos de bicicletas no Estado.

Veja também:
>>>Governador Paulo Câmara convoca 1.085 novos profissionais para fortalecer a segurança pública

Para o cidadão participar do sistema, basta entrar no site www.alerta.sds.pe.gov.br e realizar o cadastro, onde devem ser inseridos os dados das bicicletas inclusive a foto e o chassi. Caso a pessoa seja roubada ou furtada, deve dar o sinal de alerta no sistema e fazer o Boletim de Ocorrência. Após esses passos, o Secretário de Defesa Social , Humberto Freire, explicou como funciona a ferramenta.

“Numa abordagem policial, checando pelo número da bicicleta, no Alerta Bike, a gente tem como descobrir que aquela bicicleta está com queixa de roubo ou furto e a pessoa que estiver com ela será conduzida à delegacia, pois pode estar incorrendo em receptação dolosa ou culposa.”

A expectativa é de que a nova ferramenta tenha o sucesso do Alerta Celular que, de 2017 até hoje, registrou uma redução de 51% nos roubos e furtos de celular. O subcomandante da PMPE, coronel Fernando Aníbal acredita que o programa pode evitar alguns roubos. “Com a divulgação do sistema as pessoas vão ficar mais atentas para não adquirir esses produtos sem procedência. Isso pode acabar inclusive tendo um viés preventivo e ser bem eficiente para a segurança pública”, afirmou.