Opinião

O que muda nas eleições do próximo ano após Eduardo Leite se assumir gay?

Ao participar do Programa Conversa com Bial, da rede Globo, o governador do Rio Grande do Sul falou publicamente sobre sua homossexualidade.

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, ampliou seu espaço no cenário político nacional ao se declarar gay enquanto participava do Programa Conversa com Bial, exibido na rede Globo no dia 1º de julho. Com a revelação, Leite trouxe também diversos comentários nas redes sociais, tanto positivos como negativos.

O governador, agora, adquire um espaço considerável no debate político, e com isso mais pessoas estarão antenadas aos posicionamentos dele, inclusive, sobre outros temas. Não desmerecendo, mas o gestor gaúcho, que antes era conhecido no seu Estado, ao fazer isso na TV, levou seu nome aos holofotes do país, seja por quem gosta de política ou não.

Veja também:
>>>“Não quero ser eleito a nada por ser gay”, diz Eduardo Leite em evento do PSDB com pré-candidatos à presidência da República
>>>Vídeo: Bolsonaro diz que Eduardo Leite ‘está se achando o máximo’ após se declarar homossexual

“Sou um governador gay, e não um gay governador”. A princípio uma frase despretensiosa, mas na política é necessário ficar atento às entrelinhas, e ao usar essa narrativa de que é um governador gay e não ‘gay governador’, Leite faz um aceno inteligente ao campo progressista, sem ativismo e sem afastar totalmente os conservadores.

Ao mesmo tempo que o governador não desperdiça o público centro-direita, consegue de certa forma furar a bolha e trazer para junto a centro-esquerda, saindo na frente em relação ao governador de São Paulo, João Doria, concorrente no mesmo partido. Nem mesmo Ciro Gomes, do PDT, consegue sair da bolha esquerdista rumo ao centro-direita fazendo críticas ao ex-presidente Lula.

Ainda não se pode afirmar que tudo isso é certeza de sucesso nas urnas, porém é um bom início para Eduardo Leite conseguir atrair os indecisos entre a polarização Lula e Bolsonaro, unindo centro-esquerda e centro-direita em um só, a tão procurada terceira via.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal